17 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Discussão sobre novas ações do poder público marcam reunião sobre segurança nas escolas de Monte Mor

Neste dia 17 de abril, no Paço Municipal de Monte Mor, aconteceu reunião convocada pelo chefe do poder executivo, o prefeito Edivaldo Brischi, entre os poderes públicos (executivo e legislativo), forças de segurança, secretarias de educação, administração, saúde, com o objetivo de discutir e alinhar soluções para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas com a rotina escolar, especialmente dos alunos.

A reunião, conduzida pelo prefeito Edivaldo Brischi; com a participação da secretária de Finanças, Silvana Zanetti; do secretário de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, Dejan Garcia; do secretário de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana, Fabio Zoppi; da secretária de Saúde, Eliane Piai; e em especial da secretária de Educação, Sandra Bruzon; e do secretário de Segurança, Anderson Palmieri; que estão à frente no enfrentamento dos atuais problemas relacionados à segurança em escolas de Monte Mor, serviu para apresentar para os demais participantes da reunião, aquilo que tem sido feito no sentido de inibir ações de violência nas escolas, combater as fake news e o pânico, e, infelizmente em Monte Mor, como agir depois de atos de violência dentro da escola.

Desde o atentado de 13 de fevereiro, que aconteceu na escola municipal Vista Alegre, o poder público municipal, através de sua principal força de segurança, a GCM, tem efetivamente aumentado sua presença e participação na vida escolar do município, tanto na rede municipal de ensino, quanto na rede estadual e particular. Muitas ações foram tomadas, como a mudança no horário de troca de guarda, para possibilitar a presença dos agentes da GCM no portão das escolas nos horários de saída e entrada dos estudantes; a presença dos agentes de forma efetiva e regular dentro do espaço das unidades, com visita às salas de aula, pátio e áreas administrativas; a manutenção de rondas constantes nas proximidades das escolas (PM e GCM); e a instalação do botão do pânico em todas as escolas, processo que se inicia nesta quarta-feira (19).

A Secretaria de Educação e de Saúde, também em parceria, estabeleceram ações conjuntas de acompanhamento psicológico de todos os profissionais envolvidos com a educação, também dos alunos e responsáveis legais das crianças, adolescentes e jovens, que vivem o dia a dia das escolas. Palestras também foram alinhadas no mesmo sentido, bem como palestras e ações em segurança, já oferecidas e também já agendadas com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, Bombeiros e Defesa Civil, em cursos teóricos e ações práticas de como lidar com eventuais problemas dentro da unidade escolar.

A partir da reunião, que se deu também como resposta rápida a um segundo episódio de violência em Monte Mor, na última sexta, dia 14 de abril, na Escola Estadual Cônego Cyriaco Scaranello Pires, no Parque do Café I, ficou estabelecida uma aproximação em diálogo e cooperação entre a Diretoria de Ensino Regional ligada à Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria de Educação Municipal de Monte Mor, que estabeleceu ação imediatas e práticas, em princípio na rede municipal, com a instalação de um sistema mais eficaz de segurança, especialmente nos muros e grades, que impossibilitem o acesso às escolas a não pelas entradas reguladas; instalação de sistema de monitoramento e botão do pânico, como já dito, em todas as escolas; e a contratação de controladores de acesso, profissionais treinados que possam fazer a mediação na entrada das escolas, garantindo a segurança neste primeiro momento.

O representante da Câmara Municipal, presidente da casa, vereador Altran José, salientou que os vereadores de Monte Mor estão prontos para ajudar em tudo o que for necessário para dar condições ao poder executivo do município de garantir a segurança nas escolas, sejam elas municipais, estaduais ou privadas.

Também ficou estabelecido e salientado, especialmente pelo delegado de Monte Mor, o Doutor Fernando Bueno de Castro, pelo comandante da GCM, Adriano Vieira Serra, que os pais possuem duas importantes participações em todo o processo. Primeiro como participantes enquanto garantidores da segurança nas escolas, quando envolvidos de forma ativa e positiva na vida dos filhos. Depois como co-responsáveis pelo comportamento e escolhas, especialmente de crianças e adolescentes, no que diz respeito a valores, princípios de convivência e respeito. Há investigações que já estão em curso e que estão culminando em apreensões e prisões de adolescentes e jovens envolvidos em planos e práticas violentas, fomento ao nazismo e na criação e divulgação de notícias falsas (fake news), bem como de seus responsáveis legais.

Todas essas ações não são o começo, mas a intensificação daquilo que já tem sido feito e continuará por quanto tempo for necessário, até que as escolas voltem a ser um local de paz, convívio e aprendizado saudável para todos, e foram comunicadas a promotora de Justiça, Doutora Corine Mireille Vicent Nimtz.