29 NOV 2023
Guarda Civil Municipal completa 44 anos

A Guarda Civil Municipal de Monte Mor - GCM completa neste dia 29 de novembro 44 anos de existência, prestando um valioso serviço ao município de Monte Mor e à sua população. São anos levando o compromisso de servir e proteger, lema da corporação da cidade, com dedicação e seriedade.

Nos últimos anos a GCM se tornou maior, melhor, mais treinada, mais equipada e mais integrada às novas tecnologias de inteligência.

Concebida através da Lei 18, de 29 de novembro de 1979, hoje a corporação, que vem recebendo apoio e incentivo para o desenvolvimento de suas atividades, por meio da administração do prefeito Edivaldo Brischi, a GCM é comandada por Alan de Souza Kanashiro e, tem no subcomando, José Rogério Leite. O secretário de Segurança de Monte Mor é Adriano Vieira Serra. Conta com equipes operacionais, e ainda com variadas equipes de atuação, como a Patrulha Maria da Penha, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), o CANIL e a GPA (Grupo de Proteção Ambiental), além do Projeto FUNAM (Futura nas Mãos), que se unem para atender e oferecer aos montemorenses o seu melhor.

Gratos por todos os serviços prestados, especialmente na proteção, parabenizamos a todos da corporação, GCMs e GCMFs, pelo aniversário e pelo zelo em cuidador de Monte Mor e sua população.

CONQUISTA DE 2023

Nos últimos três anos, a GCM de Monte Mor tem pautado sua gestão em três grandes e importantes áreas: humana, equipamentos e inovação tecnológica, alcançando na administração do prefeito Edivaldo Brischi, em primeiro lugar, uma valorização salarial, junto com os outros servidores, de 20% nos últimos dois anos, bem como um significativo aumento no vale alimentação, que passou de 600 para 850 reais.

Dívidas passadas, no valor de 600 mil reais, também foram quitadas, dando espaço orçamentário para novas aquisições e investimentos, destacando a contratação de 21 novos GCMs, somando hoje 87 GCMs; aquisição de coletes balísticos e uniformes; 6 novas viaturas, 05 Dusters e 01 viatura L-200 para patrulhamento rural; devidamente adequada; e depois de 12 anos de projeto, uma viatura nova para o FUNAM.

Também foram feitos investimentos em equipamento não letal, sendo 03 Sparks (dispositivos elétricos incapacitantes), distribuídas aos GCMs por regiões para eficácia na utilização caso necessário, também gás lacrimogênio, devidamente autorizados pelo exército; foram adquiridas também novas armas, 22 pistolas calibre .40, 2 carabinas e 20 coldres em polímero.

Na questão de inteligência, foram instaladas câmeras de monitoramento na Pista de Skate, Praça do Jardim Paulista e Praça do Jardim São Clemente; instalação de monitoramento em algumas escolas municipais e implantação do aplicativo SOS Escola +Segura para facilitar o chamado; computadores novos; implantação de pontos de monitoramento inteligentes em convênios com o ministério da justiça, Cortéx, Alerta Brasil, Detecta do estado de São Paulo; implantação do boletim de ocorrência digital, que facilitou e otimizou o tempo dos atendimentos, deixando as viaturas disponíveis para um próximo atendimento em menos tempo. Em infraestrutura foram adquiridos novos armários, bebedouros e cadeiras adequadas; criação do dormitório e reforma da  base do Jardim Paviotti.

E, por fim, como mais uma conquista histórica, houve a promoção por mérito de 12 GCMs à classe distinta, guardas que já possuíam mais de 25 anos de serviço, uma ação de respeito, de valorização e honra.