06 SET 2022
AGENDA CULTURAL
Monte Mor participa da 16ª edição do evento Primavera dos Museus

Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor promove oficinas para aproximar o museu da comunidade.

O Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor participa da temporada anual de eventos intitulada Primavera dos Museus, com ação coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), oferecendo oficinas que em Monte Mor serão ministradas pela restauradora Vânia Machado. Haverá duas oficinas, uma para as crianças, que traz como proposta “Arte no Museu”, e outra para o público jovem e adulto, com referência ao tema “Documento e Memória: Porque Preservar?”.

O Museu Municipal Elisabeth Aytai, conta sempre com exposições em seu espaço público, para atrair visitantes, oferecendo um vasto conteúdo em seu acervo com objetos, artefatos e fotografias, para enriquecer o público com descobertas históricas.

Segundo os diretores de Cultura, Marcelo Lírio e de Turismo de Monte Mor, Ronaldo Corrêa, o Museu Municipal Elisabeth Aytai, é um espaço renomado na região e reconhecido inclusive pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), sendo um dos poucos museus em todo o estado de São Paulo, habilitado para a guarda de material arqueológico em escavações.

Para a historiadora, Luana Hara, responsável pela curadoria do Museu Municipal Elisabeth Aytai, que foi inaugurado em 1988, a satisfação é enorme em ver o museu em movimento, gerando bons resultados, fruto de um trabalho intenso e constante de toda a equipe, que vem desenvolvendo novos layouts como proposta nas exposições, com objetivo de despertar maior atenção do público e proporcionar uma melhor experiência.

Tem sido realizada ainda no Museu Elisabeth Aytai, uma exposição iniciada no final do mês de agosto, trazendo em sua mostra a diversidade dos povos indígenas do país. A mostra traz artefatos indígenas de aproximadamente 20 etnias diferentes, buscando mostrar um pouco da história destes povos que iniciaram a vida em sociedade há muito tempo em terras brasileiras. Somente neste mês de setembro, a exposição “Povos Indígenas do Brasil” tem previsão de receber a visita de aproximadamente 400 alunos das escolas do município.

PRIMAVERA DOS MUSEUS

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é uma temporada anual de eventos, e neste ano de 2022, acontece em sua 16ª edição, onde museus, instituições de memórias, espaços e centros culturais de todo o país podem participar.

Ocorre no início da estação homônima, e visa divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade. Neste ano, a temporada de eventos acontece em setembro e, juntamente com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Ibram sugere uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos.

O tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.