06 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor recebeu capacitação técnica para programa em fase de implantação no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor recebeu a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS/SP), para capacitação técnica sobre o Programa Criança Feliz (PCF).

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, através da Diretoria Regional de Assistência Social, Drads Campinas, ofereceu à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor (SMDES), nesta segunda-feira, dia 05 de setembro, capacitação técnica sobre o Programa Criança Feliz (PCF), oferecido a todos os técnicos da gestão municipal, de todos os seus equipamentos.

A capacitação contou com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine R. Brischi; do Secretário Municipal de Esportes, João Victor Muro; da Secretária Municipal de Saúde, Eliane Piai; e da representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elizabeth Costa Clemente.

Também estiveram presentes e foram responsáveis pela condução do encontro, a diretora da Drads Campinas, Janete Lopes; a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz (PCF), Sandra Regina Ferreira de Lara; da técnica da Drads Campinas, Priscila Furoni; e dos representantes da SEDS/SP, Paola Pastrello e Henrique Pabst.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos, ofereçam a eles meios para promover seu desenvolvimento integral. É uma estratégia alinhada ao “Marco Legal da Primeira Infância”, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Instituído por meio do Decreto nº. 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº. 9.579, de 22 de novembro de 2018, o “Marco Legal da Primeira Infância” tem caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

De acordo com a Secretária Elaine Ravin Brischi, o encontro foi muito esclarecedor e produtivo, além de esclarecer dúvidas sobre o Programa Criança Feliz (PCF), o qual está em fase de implantação no município.