02 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal de Monte Mor entrega de forma simbólica certificado à equipe do CANIL GCM

Em ocasião que marcou a aposentadoria do cão Apollo, equipe do CANIL GCM é homenageada pelo êxito nos trabalhos desenvolvidos.

A Guarda Civil Municipal de Monte Mor (GCM) reuniu os integrantes da equipe do CANIL GCM, nesta quinta-feira (01), em cerimônia com a presença do secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri; o comandante da GCM, Adriano Vieira Serra; e o subcomandante da GCM, José Rogério Leite; para entregar de forma simbólica, um certificado de elogio à equipe, pelos trabalhos desenvolvidos na formação e treinamento dos cães da Guarda Municipal.

A ocasião foi marcada ainda pela aposentadoria precoce do cão Apollo, integrante da equipe do CANIL GCM, devido a relatório médico, emitido pelo veterinário, que orientou a redução ou até mesmo a interrupção de seu treinamento, por estar demonstrando problemas respiratórios, apresentando inaptidão física.

O cão Apollo irá permanecer com o inspetor Alessandro, responsável pelo Canil por alguns anos, fato este que proporcionou um convívio próximo entre os dois desde quando Apollo ainda era um filhote. Nada mais justo para os dois, agora, que ambos continuem juntos.

Seguindo as recomendações de saúde, a equipe de segurança do CANIL GCM não hesitou em proporcionar ao cão Apollo uma condição de bem estar adequada e saudável, em um ambiente mais tranquilo, condizente com sua atual condição física, aposentando o animal, integrante valoroso da equipe.

Segundo o secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri, a área de Segurança Pública do município vem recebendo investimentos pela atual administração, o que torna a execução dos trabalhos mais efetivos, possibilitando o apoio real à corporação, por isso, foi com muita satisfação que simbolicamente entregamos à equipe do CANIL GCM, hoje, o Certificado de Elogio que valida os esforços de toda a equipe, que trabalha com vigor para manter a segurança no município.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Adriano Vieira Serra, é grande a afinidade construída entre a corporação e os animais, principalmente por parte dos adestradores, uma vez que os filhotes começam seu treinamento logo nos primeiros dias de vida, por volta de seus 45 dias. Mas o cão Apollo vai estar em boas mãos, sendo bem cuidado. O compromisso com nossos deveres continua sendo prioridade.

Ainda segundo Serra, é fundamental a importância do policiamento preventivo e também repressivo na cidade com o auxílio dos cães. A equipe do CANIL GCM, continua contando com a assessoria nos trabalhos do cão Wotan, do cão Scott e do cão Horus. Que fazem a função de duplo emprego, realizando o faro de drogas e armas, e a parte de proteção de contenção e de mordidas. Uma curiosidade sobre os cães, é que o cão Wotan é pai dos cães Scott, Horus e Apollo, diz o comandante.