12 SET 2022
AGENDA CULTURAL
TURISMO
Exposição no Museu Elisabeth Aytai de Monte Mor espera receber, somente neste mês de setembro, cerca de 500 visitantes

Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor, por meio de exposição e oficinas, convida toda a comunidade para uma experiência cheia de descobertas, conhecimento e interação.

No Museu Municipal Elisabeth Aytai, a exposição “Povos Indígenas do Brasil”, celebrando a diversidade dos povos indígenas do país,  segue convidando os visitantes a explorar, conhecer e se impressionar com artefatos indígenas de aproximadamente 20 etnias diferentes, que compõem o acervo, através de objetos, artefatos e fotografias.

A previsão para este mês de setembro, é de que o museu receba um público de aproximadamente 500 visitantes, onde poderão conhecer um pouco da história destes povos que começaram a vida em sociedade há muito tempo em terras brasileiras.

Segundo o diretor de Turismo de Monte Mor, Ronaldo Corrêa, o Museu Municipal Elisabeth Aytai contém um acervo abundante, inclusive sobre a exposição em andamento sobre povos indígenas. Temos em Monte Mor um museu renomado e reconhecido, um dos poucos em todo o estado, apto para manter a guarda de materiais arqueológicos em escavações, peças de muita representatividade histórica e cultural.

Para o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, a satisfação de ter à disposição da nossa comunidade um patrimônio cultural tão vasto, em um espaço acolhedor e receptivo, de fomento à cultura dos visitantes é muito grande. Avançamos com o suporte do prefeito, Edivaldo Brischi, além da validação do público que permanece movimentando o museu.

Responsável pela curadoria do Museu Municipal Elisabeth Aytai, a historiadora Luana Hara, com novas propostas na paginação das exposições, procura despertar uma maior atenção do público e proporcionar uma melhor experiência. Nossa atual mostra, “Povos Indígenas do Brasil”, desperta no visitante a oportunidade de conhecer uma pequena parte da grande diversidade de povos indígenas que habitam o Brasil, cada um com suas especificidades em diversos aspectos sociais, políticos, modos de fazer arte e sua língua, dentre muitas outras particularidades, proporcionando uma viagem de descobertas e transformações, que somente é possível com o movimento dos visitantes.

O Museu Elisabeth Aytai de Monte Mor participa ainda neste mês de setembro da temporada anual de eventos Primavera dos Museus, que está em sua 16ª edição, uma iniciativa coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), oferecendo oficinas em museus, instituições de memórias, espaços e centros culturais por todo o país. Em Monte Mor serão ministradas pela restauradora Vânia Machado, sendo uma para as crianças, no dia 17 de setembro, às 10 horas da manhã, que traz como proposta a “Arte no Museu”, e outra para o público jovem e adulto, no dia 20 de setembro, às 10 horas da manhã, com referência ao tema “Documento e Memória: Porque Preservar?”.

Para aproveitar todo o conteúdo desta exposição basta comparecer ao Museu Municipal Elisabeth Aytai, na rua Rage Maluf, 101, Centro, Monte Mor. Horário de funcionamento das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Um passeio gratuito, divertido e uma ótima dica aos estudantes, interessados e população em geral. A mostra fica exposta até o dia 23 de dezembro.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo WhatsApp ou pelo telefone, 19.3879-2174, e estão limitadas a 10 vagas por turma.