Para tirar dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo, a Diretoria de Cultura de Monte Mor organizou, junto com o Conselho de Políticas Culturais do município, reunião para conversar sobre o assunto.
A reunião que aconteceu nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural Joaquinzão, teve o objetivo de congregar para uma noite de conversa artistas e fazedores (as) de cultura do município interessados em pleitear o recebimento dos recursos da Lei Paulo Gustavo, Lei Complementar 195 de 08 de Julho de 2022.
Na ocasião foi discutida a lei federal que destina R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) a fazedores e fazedoras de cultura de estados e municípios, como forma de fomento ao fazer cultural afetado diretamente pela pandemia da Covid-19, causando prejuízos econômicos significativos a artistas e empreendedores do meio artístico nos anos de 2021 e 2022.
Segundo o diretor de Cultura, Marcelo Lírio, assim como foi na Lei Aldir Blanc, Monte Mor se mostra referência no cuidado e apoio oferecido a seus artistas e fazedores (as) de cultura, dando suporte e oportunidades de entender como essa nova lei pode beneficiar e amparar quem foi afetado pela pandemia. A reunião foi apenas um primeiro passo neste sentido, e a Diretoria de Cultura está e sempre estará à disposição dos artistas do município, para mostrar os caminhos, concluiu Marcelo Lírio.
A reunião foi um sucesso em dois sentidos, segundo os organizadores, de público e de discussões. Foi uma noite proveitosa, com muitas dúvidas referentes à nova lei, sanadas.
De forma merecida e honrosa a lei recebeu o nome de Paulo Gustavo, ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos, conhecido pela interpretação de Dona Hermínia, no cinema e no teatro na obra “Minha mãe é uma peça”.
Participaram também da reunião, o vereador Professor Adriel (PT), que está tratando da condução do Projeto de Lei (PL) apresentado pelo poder executivo sobre a adequação da lei orçamentária do município para o recebimento do recurso. Também o vereador Pavão (MDB), e o vice-prefeito Ronaldo Perandré (Tuim).