04 SET 2023
Campeonato de Bocha movimenta Monte Mor

Praça Rausing, em Monte Mor, recém revitalizada pela atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi, sedia tradicional Campeonato de Bocha do município, disputado em dupla.

Buscando diversificar e valorizar a prática esportiva na cidade, com espaço e visibilidade a todas as modalidades Secretaria de Esportes de Monte Mor organizou o Campeonato de Bocha, que sagrou Tônico e Jair, como campeões, Luciano e Cano, em segundo lugar, Arlindo e Waininho em 3°, e Bira junto com Levi em 4° lugar, na manhã disputadíssima do sábado, dia 2 de setembro, no Jardim Fortuna, região central do município.

Segundo o secretário de Esportes de Monte Mor, João Muro, essa modalidade é praticada tanto como forma de lazer e socialização, quanto como atividade esportiva, o grupo costuma ser composto em sua maioria por pessoas de mais idade, que apreciam e se dedicam a cada lance com atenção, paciência e foco, para alcançar a melhor jogada. “Nós da administração do Prefeito Edivaldo Brischi, temos o compromisso endossado pelo próprio prefeito de garantir que a difusão do esporte chegue e atenda a toda a população”, mencionou o secretário João.

O diretor de Esportes Davi Leandro, e o diretor Renato Pavanelli também estiveram presentes no evento esportivo.

Com o campeonato de Bocha, a Secretária de Esportes de Monte Mor abre mais uma oportunidade em seu já diverso trabalho realizado em Monte Mor, que passa pelo ciclismo, judô e karatê, hidroginástica, vôlei, basquete, futebol, futsal, entre muitas outras atividades e práticas esportivas.

A BOCHA

A prática do jogo que tudo indica ser de origem muito antiga, tem semelhanças a um jogo praticado no Antigo Egito, Turquia e Grécia. A semelhança está na ideia e objetivo de, com o arremesso de objetos esféricos (pedras redondas), aproximar uma pedra da outra.

No Brasil, o jogo foi trazido por imigrantes italianos, e era originalmente chamado de Boccia. Por essa razão, hoje, o jogo é praticado de forma amadora principalmente por pessoas mais idosas, especialmente em localidades onde há maior concentração de imigrantes italianos.

O jogo também é praticado de forma profissional por clubes em todo o Brasil, com regras organizadas e específicas pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão - CBBB.

SOBRE O JOGO

O jogo consiste basicamente no arremesso das bochas sobre uma “quadra” sintética de terra batida ou saibro, que tem como objetivo deixá-las o mais próximo possível de uma bocha menor, chamada de bolim. Quanto mais próximo, maior a pontuação, definindo o vencedor.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024