Evento de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher é promovido em Monte Mor.
Nesta terça-feira (29), foi promovido o evento "Desperta Maria", de conscientização neste mês “Agosto Lilás”, pelo fim da violência contra a mulher, no Centro Cultural Joaquinzão, realizado pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos Pró Justiça, com apoio da Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade envolveu palestras sobre o tema, que teve por objetivo despertar a compreensão a respeito de relacionamentos, de forma saudável incentivando a conversa, a partilha de conhecimentos e os estímulos que encorajem e fortaleçam a rede de apoio às mulheres.
O evento teve como mestre de cerimônia o corregedor da GCM, Dr. Diego Toloto, e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Molina; da Presidente da Associação em Defesa dos Direitos Humanos Pró-Justiça, Dra. Denise Forchetti Tigre Caetano; da Secretária da Diretoria da OAB/SP, da cidade de Capivari/SP, Dra. Maria Inêz Ferreira da Silva, dos Vereadores Professor Adriel (PT) e Camilla Hellen (Republicanos), tendo como Palestrantes: Dra. Ana Carolina Garcia, Professor Joel Paviotti, GCMF Daniela Eleutério de Lima, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha e da Professora Ândrea Moreno, representante do Coletivo da Educação e Multiplicidades – COLEM.
Para a organizadora do evento, Dra. Denise Forchetti Tigre Caetano (PRÓ-JUSTIÇA), eventos como esse são importantes para ajudar a divulgar e reforçar as medidas de combate à violência contra mulher, em especial a Lei 11.340, instituída em 7 de Agosto de 2006, ainda mais quando o público alvo foram os alunos matriculados no curso de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de educação de Monte Mor, como ação preventiva ao ciclo da violência, que infelizmente vêm ocupando cada vez mais as manchetes em todo o País.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Molina, reuniões como essa em que acontece a união e o comprometimento de vários setores da sociedade, em prol de endossar a dignidade da mulher, a comunidade avança e evolui. “A violência pode acontecer de inúmeras maneiras, e muitas vezes de forma muito sutil, por isso disseminar informações sobre o assunto é muito importante no resguardo das mulheres”, mencionou o secretário Molina.
Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Monte Mor, a GCMF Daniela Eleutério de Lima, que ministrou palestra acerca do tema no evento, ressaltou que o trabalho da Patrulha Maria da Penha de Monte Mor, presta um serviço de forma humanizada e especializada, com muito empenho e determinação para entregar o cuidado especial no acolhimento das mulheres, de forma que prevalece o tempo todo o não julgamento durante as tratativas da situação. “Nossa abordagem é delicada e coerente, sempre com muito tato, apoiando a mulher, possível vítima, para que ela consiga entender toda sua situação e dar o suporte necessário para que seja efetuada a denúncia”, completou a GCMF Daniela.