No próximo final de semana Monte Mor terá o 3° final de semana consecutivo de comemorações à 190° Festa da Padroeira de Monte Mor.
E nesta segunda semana da 190° Festa da Padroeira de Monte Mor (Nossa Senhora do Patrocínio), que contou com a presença do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, a programação ficou por conta da Noite do Flashback, de André Stucci e Fio, que aconteceu na sexta-feira, (22), e no sábado (23), tiveram as apresentações da cantora Daniele Cavalcante e Grupo Entre Irmãos. Já domingo (24), Heloisa Viana e Donizete Sanches se apresentaram. Pelo Projeto Primeiro Palco, Bell Pereira soltou a voz, cantando muito e Mael dançando ao som dos aplausos. O evento tem sido coordenado pela diretoria de Cultura de Monte Mor, com apoio da Caravana Rádio Prima.
As comemorações continuam pelos próximos três finais de semana, com muitas festividades, litúrgicas e sociais, que contarão com músicas, barracas com comidas típicas e shows, a partir das 18 horas, às sextas, sábados e domingos, entre os dias 15 de julho a 14 de agosto, e no dia 15 de agosto, feriado municipal, data em que se comemora o aniversário de fundação da Capela Curada de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima, hoje igreja Matriz de Monte Mor, haverá apenas o momento litúrgico.
Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, as festividades em comemoração a 190° Festa da Padroeira, estão chegando em seu 3° final de semana, mas não podemos esquecer que ainda teremos mais 2 finais de semana de muita festa e alegria.
E nesta próxima semana da 190° Festa da Padroeira de Monte Mor, em seu terceiro final de semana consecutivo, a programação já está definida, na sexta-feira (29), se apresentam Célio Santos e também Patrick Dimon, já no sábado (30), as atrações são Jossiel Araújo e também a Dupla Sabiá e Platini, no domingo os festejos são comemorados ao som da Família Anelli.
IGREJA MATRIZ
Canonicamente instituída como Paróquia em 1835, as obras da Matriz se iniciaram em 1868 e foram concluídas em 1889. No livro “Nossa Terra, Nossa Gente”, do montemorense Nazário Eugenio Malaquias, menciona que no dia 15 de agosto de 1820, foi o dia de fundação da Capela do Povoado de Capivari de Cima, hoje Igreja Matriz de Monte Mor. Segundo relatos no livro, dois dos três fundadores da cidade eram de descendência Espanhola, país onde existe uma forte tradição de devoção à Nossa Senhora do Patrocínio, desde os primórdios do cristianismo. Dada informações do Padre Benedito Malvesttiti, no livro, sobre onde provavelmente se deu o início a devoção à Padroeira, “Em uma batalha entre Cristãos Espanhóis e Mouros, temendo não vencerem, pediram a mãe de Nosso Senhor Jesus, para patrocinar e interceder ao seu filho, a proteção naquela batalha, e em menor número os Cristãos venceram.