29 AGO 2022
TURISMO
Museu Municipal Elisabeth Aytai inicia nova exposição sobre a diversidade dos povos indígenas do Brasil

Celebrando a história dos primeiros povos a viver em sociedade no nosso país, o museu de Monte Mor convida a todos para um passeio cheio de vivências e interatividade.

Nesta segunda-feira (29), é aberta no Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor, a exposição “Povos Indígenas do Brasil”, celebrando a diversidade dos povos indígenas do país. A mostra traz artefatos indígenas de aproximadamente 20 etnias diferentes, compondo o acervo. Através de objetos, artefatos e fotografias, os visitantes poderão conhecer um pouco da história destes povos que iniciaram a vida em sociedade há muito tempo em terras brasileiras.

Para o diretor de Turismo de Monte Mor, Ronaldo Corrêa, o Museu Municipal Elisabeth Aytai representa uma oportunidade, de fácil acesso, ao alcance dos munícipes, aberto ao público e que oferece um riquíssimo acervo inclusive de materiais indígenas. É um dos poucos museus habilitados para guarda de material arqueológico em escavações por todo estado de São Paulo. É sempre uma satisfação enorme evidenciar nosso patrimônio cultural, proporcionando uma viagem de descobertas e fundamentos.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, a Diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor, com total apoio do prefeito, Edivaldo Brischi, busca sempre realizar melhorias para tornar esse importante espaço cultural, cada vez mais acolhedor e receptivo, de forma que atraia o público, incentivando a visitação, mantendo o Museu Municipal como fonte de cultura no município.

A historiadora, Luana Hara, responsável pela curadoria do Museu Municipal Elisabeth Aytai, que foi inaugurado em 1988, descreve o Museu como uma oportunidade de conhecimento, trazendo em sua essência a preservação da memória cultural dos povos, um tesouro cultural, com objetos, documentos, fotografias, artefatos, que auxiliam a entender melhor a história de uma forma geral. Palco de diversas exposições, essa sobre os “Povos Indígenas do Brasil” oferece uma importante fonte de conhecimento e, ao contrário do que muitos pensam, esses ambientes precisam sim de movimento. A relação entre o passado, presente e futuro em um mesmo local, agrega e transforma.

O Museu Municipal Elisabeth Aytai vem desenvolvendo novos layouts como proposta nas exposições, com objetivo de despertar maior atenção do público e proporcionar uma melhor experiência.

Ainda segundo a historiadora, essa exposição é uma oportunidade de conhecer uma pequena parte da grande diversidade de povos indígenas que habitam o Brasil, cada um com suas especificidades em diversos aspectos sociais, políticos, modos de fazer arte e sua língua, dentre muitas outras particularidades.

Para apreciar o conteúdo desta exposição basta comparecer ao Museu Municipal Elisabeth Aytai, na rua Rage Maluf, 101, Centro, Monte Mor. Horário de funcionamento das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Um passeio gratuito, divertido e uma ótima dica aos estudantes, interessados e população em geral. A mostra fica exposta até o dia 23 de dezembro.