07 AGO 2023
191ª Festa de Nossa Senhora do Patrocínio

Durante dois finais de semana consecutivos Monte Mor celebra com comemorações e festividades o aniversário da Padroeira da cidade.

A data de celebração da Nossa Senhora do Patrocínio, Padroeira da cidade é no feriado municipal, terça-feira, dia 15 de agosto, mas as comemorações já começaram neste final de semana, com evento festivo na praça da Matriz, em Monte Mor, sexta-feira, sábado e domingo, dias 04, 05, e 06 de agosto, que contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, através da diretoria de Cultura e Turismo, e seguirão acontecendo também no próximo final de semana, no Salão Paroquial da Igreja da Matriz.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio as festividades em comemoração ao aniversário de 191° anos da Padroeira, trazem uma oportunidade a mais para que toda a comunidade aproveite de seu direito à cultura, e dos costumes locais, compartilhando momentos de lazer, fé e ainda incentivando o comércio e a economia local. “A atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi tem trabalhado com muito empenho e dedicação para proporcionar para toda a população melhorias e avanços que Monte Mor tanto merece”, concluiu o diretor Lírio.

Nos três dias de festejos e celebrações deste último final de semana, o Cuscuz Montemorense, marcou presença com aroma e sabor inconfundível do patrimônio imaterial do município, além das muitas outras comidas saborosas e das atrações.

Na sexta-feira (04), Josiel Araújo animou a todos os presentes com muita música, já no sábado (05), foi a vez da Orquestra de Viola Caipira de Monte Mor, trazer muita emoção com ritmos que marcaram gerações. No domingo (06) a atração ficou por conta da dupla João Carlos e GGRocha, que não deixou ninguém parado.

No próximo final de semana, na sexta-feira (11), e no sábado (12), as comemorações de celebração da 191ª Festa de Nossa Senhora do Patrocínio continuam no Salão Paroquial da Igreja da Matriz, sempre a partir das 18h30, em uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio de Monte Mor.

IGREJA MATRIZ

Canonicamente instituída como Paróquia em 1835, as obras da Matriz se iniciaram em 1868 e foram concluídas em 1889. No livro “Nossa Terra, Nossa Gente”, do montemorense Nazário Eugenio Malaquias, menciona que no dia 15 de agosto de 1820, foi o dia de fundação da Capela do Povoado de Capivari de Cima, hoje Igreja Matriz de Monte Mor. Segundo relatos no livro, dois dos três fundadores da cidade eram de descendência Espanhola, país onde existe uma forte tradição de devoção à Nossa Senhora do Patrocínio, desde os primórdios do cristianismo. Dada informações do Padre Benedito Malvesttiti, no livro, sobre onde provavelmente se deu o início a devoção à Padroeira, “Em uma batalha entre Cristãos Espanhóis e Mouros, temendo não vencerem, pediram a mãe de Nosso Senhor Jesus, para patrocinar e interceder ao seu filho, a proteção naquela batalha, e em menor número os Cristãos venceram.