Treinamento realizado pela Secretaria de Saúde prepara unidades para atendimento e orientação da população a partir de 30 de janeiro
As equipes de saúde através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 21, capacitação voltada a toda a Atenção Primária em Saúde sobre hanseníase. A atividade ocorreu no Paço Municipal com o objetivo de qualificar os profissionais para o diagnóstico precoce, tratamento, acompanhamento dos pacientes e ações de prevenção da doença.
A capacitação foi ministrada pelo médico Dr. Bruno Oliveira, abordou conceitos fundamentais da hanseníase, o papel da Atenção Primária em Saúde no cuidado integral, os sinais e sintomas em diferentes fototipos de pele, além das ações de vigilância, educação em saúde e combate ao estigma.
Durante o encontro, foi reforçado que a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas quando não diagnosticada precocemente. A doença é curável, de notificação compulsória, e o tratamento com poliquimioterapia está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
A partir do dia 30 de janeiro, todas as unidades de saúde da cidade estarão preparadas para receber pacientes, oferecer orientações, realizar o diagnóstico, iniciar o tratamento e acompanhar os casos, além de avaliar contatos domiciliares e adotar medidas de prevenção.
A Prefeitura de Monte Mor destaca a importância da Atenção Primária como principal porta de entrada para o controle da hanseníase, contribuindo para a interrupção da transmissão, prevenção de incapacidades e fortalecimento da saúde pública no município.