A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, no dia 2 de fevereiro, a intensificação da vacinação contra a febre amarela e o sarampo em Monte Mor . A ação segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde e ocorre até o dia 8 de fevereiro, com destaque para o Dia D, marcado para sábado, 7 de fevereiro, quando as unidades de saúde participantes estarão mobilizadas para ampliar a cobertura vacinal da população.
A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e reforçar a proteção coletiva na cidade , com atendimento ao público das 8h às 16h. No Dia D, equipes de saúde foram convocadas para atuar nas unidades, garantindo atendimento a demanda da população.
No caso da febre amarela, a intensificação inclui a orientação para que pessoas que receberam a dose fracionada da vacina em 2018 procurem as unidades de saúde para avaliação e, se necessário, recebam a dose padrão de 0,5 mL, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações, assegurando proteção de longa duração.
A vacina contra o sarampo está disponível para a população de 12 meses a 59 anos, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação 2025. Em situações de surto, crianças de 6 a 11 meses podem receber a chamada dose zero, que não substitui as doses de rotina. O esquema prevê duas doses da tríplice viral aos 12 e 15 meses. Pessoas de 1 a 29 anos sem comprovação vacinal devem receber duas doses, e aquelas de 30 a 59 anos, uma dose. Trabalhadores da saúde devem participar e comprovar duas doses, independentemente da idade.
A intensificação ocorre antes do período de Carnaval, quando há aumento no deslocamento de pessoas entre cidades, ampliando o risco de transmissão de doenças. A febre amarela tem como vetor urbano o mosquito Aedes aegypti, capaz de transmitir o vírus em áreas urbanas.
A mobilização acontece em unidades de saúde distribuídas pelo município e reforça o compromisso da Prefeitura de Monte Mor, sob a gestão do prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo, com a prevenção de doenças, o controle da imunização e a proteção da saúde pública da população de Monte Mor.









