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Notícias
ABR
04
04 ABR 2025
FINANÇAS
PREFEITURA DE MONTE MOR DISPONIBILIZA FORMULÁRIO PARA POPULAÇÃO ENVIAR SUGESTÕES
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A Prefeitura de Monte Mor quer ouvir a população e as sugestões de todos são muito bem-vindas. Por isso, a partir de agora estará disponível no site oficial do município um formulário onde todos poderão enviar mensagens que poderão contribuir muito para ações que estão realizadas por toda a cidade ou poderão serem feitas futuramente.

São dois tipos de formulários: um para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026 que deverá ser enviado até dia 11 de abril. O outro é o Plano Plurianual 2026 / 2029 que pode ser enviado até dia 31 de maio. Ambos orientam a elaboração dos orçamentos e de investimentos do poder público em diferentes setores, além de empresas públicas e autarquias.  

As sugestões devem incluir, por exemplo, soluções para problemas enfrentados pela população nos bairros onde moram, na comunidade e que possam atender a maioria dos montemorenses.

O formulário está disponível no "Menu principal" do site da Prefeitura e é bem simples de ser preenchido. Basta colocar os dados com nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço. Em seguida, o cidadão escolherá entre os diferentes temas como Cultura, Esporte, Obras ou outros assuntos da cidade. 

A secretária de Finanças, Josiane Guari de Almeida ressalta que todas as sugestões serão analisadas tecnicamente e poderão ser incluídas no PPA e na LDO. "É muito importante que os munícipes participem e enviem suas sugestões. Essa é uma forma de garantir a transparência da gestão fiscal, conforme indica a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou a secretária. 

PLANO PLURIANUAL (PPA)
É um documento elaborado pelo Executivo que tem como objetivo definir as prioridades do município para o período de quatro anos. O documento passa pela apreciação da Câmara Municipal e em seguida se transforma em lei. Nele é especificado o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para atingir os resultados esperados visando o bem estar da população em diferentes setores. 

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO)
É uma das três peças de planejamento utilizadas pelos gestores públicos para apontar quais são as prioridades e as políticas públicas. A lei deve ser elaborada anualmente e encaminhada para apreciação da Câmara Municipal.
Autor: Lícia Mangiavacchi
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