Museu Municipal de Monte Mor, referência em material de diversas etnias indígenas expõe acervo.
Na quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de agosto, o Museu Municipal Elisabeth Aytai recebeu a visita dos coordenadores da Secretaria de Educação de Indaiatuba, para conhecer o acervo etnográfico indígena e a OPY (Casa dos Saberes Ancestrais - habitação indígena construída nas dependências externas do Museu Municipal).
As visitas foram orientadas pela historiadora Luana Hara, e ao final, o museu recebeu de presente uma semente de Palmeira Indaiá, planta que deu o nome ao município de Indaiatuba, e que será plantada no jardim do Museu.
Luana Hara, historiadora responsável pela curadoria do Museu Municipal Elisabeth Aytai, que foi inaugurado em 1988, reafirma que o Museu é ambiente significativo, de preservação da memória cultural, que abriga objetos, documentos e fotografias que ajudam a compreender a história, principalmente da cidade, sendo uma importante fonte de conhecimento.
Segundo a diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor, o Museu Municipal Elisabeth Aytai é de extrema relevância para a cultura e história de Monte Mor, sendo referência em todo país por seu riquíssimo acervo, com destaque para o espaço de exposição dos materiais de diversas etnias indígenas. Além de ser um dos poucos habilitados para guarda de material arqueológico em escavações por todo o Estado de São Paulo.
Novas exposições e novos layouts para exposições começaram a fazer parte da proposta do Museu Elisabeth Aytai, para despertar maior atenção do público e manter constante as visitas no local.
O Museu Elisabeth Aytai fica na rua Rage Maluf, 101, no Centro, em Monte Mor. O horário de funcionamento é das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, telefone 19.3879-2174. Um passeio gratuito, divertido e uma ótima dica para estudantes, interessados e a população em geral.