Com o objetivo de formalizar a participação da sociedade nas decisões relacionadas ao turismo no município, a Diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor organizou reunião neste dia 1º de novembro para a formação do COMTUR, Conselho Municipal de Turismo.
A organização de um Conselho Municipal de Turismo, o COMTUR, é de fundamental importância para a organização e o fomento do turismo em uma cidade. Assim, com esse objetivo, aconteceu nesta segunda-feira, dia 1º de novembro, no Joaquinzão, a primeira reunião para abrir as discussões dentro desta pauta.
Promovido pela Diretoria de Cultura e Turismo do município, o primeiro encontro, segundo o coordenador de Projetos Culturais, Marcelo Lírio, e o chefe de Cultura, Ronaldo Corrêa, serviu para expor aos participantes quais são as principais características e a importância de um COMTUR, como se dá a institucionalização das políticas públicas na área do turismo, e quais são os termos legais para a formulação do conselho.
Na ocasião, como participante convidada, a secretária de Cultura e Turismo de Elias Fausto, Andreza Ramos, que também é interlocutora da Região Turística Bem Viver, que reúne diversas cidades da região, Americana, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré e Campinas, tratou de questões relacionadas à formação do conselho e da importância da iniciativa para o desenvolvimento de Monte Mor junto aos municípios participantes da Região Turística Bem Viver. O município de Monte Mor, segundo a secretária, “tem muito a ganhar no desenvolvimento de suas potencialidades turísticas, sendo uma das cidades em área territorial da região, além de seus espaços históricos e produções culturais”.
Estiveram presentes na primeira reunião, além de cerca de trinta representantes dos diversos segmentos do turismo da cidade de Monte Mor, também o secretário de Esportes, João Vitor Muro, e o diretor de Esportes, Davi Santos.
COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo, de característica mista, com participação popular e do poder público, funciona como um espaço de deliberação em propostas sobre promoções e ações, dentro das características do município, que viabilizem e promovam o turismo.
Com a participação popular, principalmente de agentes que representem segmentos do turismo na cidade, o Conselho também possui a função de controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas específicas da área.
Bom planejamento, boa gestão, fiscalização séria e engajamento popular e público criam, segundo os organizadores da primeira reunião, as condições necessárias para tornar o turismo um importante caminho de desenvolvimento econômico, cultural, social e também ambiental para Monte Mor.