21 JUL 2023
Controle e combate à dengue

Secretaria de Saúde de Monte Mor, por meio do Departamento de Endemias, realiza atividade de ADL no município, com objetivo de avaliar por meio de amostragem a incidência de larvas do Aedes aegypti na cidade e traçar ações de combate.

A ação em Avaliação de Densidade Larvária - ADL é feita pelo Departamento de Endemias municipal, em atividade feita de forma programada e direcionada através de órgãos do Ministério da Saúde, com um trabalho que consiste em vistorias de imóveis no município, com o objetivo de localizar criadouros, coletar e identificar larvas do Aedes aegypti.

As áreas a serem vistoriadas, segundo a equipe de combate ao mosquito, são determinadas através de um sorteio eletrônico. Segundo o Ministério da Saúde, o índice de ADL satisfatório para o município é 1%, sendo que 4% já é considerado alto risco. Este índice é obtido através de cálculos dos imóveis visitados e de amostras encontradas e identificadas como sendo do Aedes.

Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, o ADL permite saber quais são os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti de uma determinada área geográfica no período em que a pesquisa é feita. E com isso ter uma previsão dos riscos de uma incidência maior de dengue por bairro no município, e sendo assim traçar diretrizes de ações de combate vetorial.

A atividade em Monte Mor teve início em 03 de julho e tinha como prazo para conclusão 15 dias, no entanto, vários fatores podem estender a conclusão do trabalho como: chuvas, ou ainda a dificuldade de acessar os quintais das residências (que é a maior dificuldade encontrada pelos agentes). Em muitos locais as casas estão fechadas ou apesar de ter alguém em casa a equipe não é recebida, motivos que podem fazer os trabalhos durarem ainda alguns dias.

Uma boa cobertura no ADL pode definir e direcionar medidas e estratégias de controle das larvas do mosquito Aedes aegypti no município. Além disso, o Departamento de Endemias trabalha também em outras frentes, como os IEs (Imóveis Especiais), locais onde tem grande circulação de pessoas (comércio em geral) e PEs (Pontos Estratégicos), locais onde tem pouca circulação de pessoas, mas com grande quantidade de recipientes, que podem servir de criadouro do mosquito (como borracharias, recicladores, etc).

ADL MONTE MOR

Em Monte Mor, o índice do ADL é dividido em duas áreas: Área 01: do São Sebastião até Jardim Campos Dourado; e Área 02: do São Rafael até os demais bairros.

A amostragem do ADL feita em nosso município nos meses de janeiro, julho e outubro de 2022, apresentou: em janeiro de 2022, período de calor e chuva, índice de 12,9%, sendo 1,46% na área 01, e 23,30% na área 02; em julho de 2022, período de frio e seca, o índice ficou em 2,1%, sendo 2,48% na área 01, e 1,68% na área 02; em outubro de 2022, o índice ficou em 3%, sendo 4,45% na área 01, e 1,62% na área 02.

Neste ano de 2023, os casos de dengue em Monte Mor somam 197, enquanto em 2022 foram 71. Para mais informações sobre a dengue, acesse o link https://www.montemor.sp.gov.br/portal/servicos/1019/dengue-zica-e-chikungunya/ ou entre em contato com a SECRETARIA DA SAÚDE, localizada na rua Lázaro Dirceu Martin Bianco, 95, Jardim Santo Antônio, telefone: 19.3979-7070; ou ainda na VIGILÂNCIA EM SAÚDE, Praça Domingos Ferreira, 41 (Praça da Matriz), Centro, telefone: 19.3879-1130.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024