04 MAR 2024
Monte Mor contra a dengue

Prefeitura de Monte Mor continua com enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue.

Nos últimos dias a Prefeitura de Monte Mor vem intensificando o trabalho desenvolvido constantemente no município de combate ao mosquito transmissor da Dengue, do vírus causador da febre Chikungunya e o Zika vírus, o Aedes aegypti, e deu continuidade neste sábado, dia 02 de março, no serviço de nebulização no Jardim Progresso. A ação contou com a presença do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela primeira-dama, Elaine Ravin Brischi, junto a secretária de Saúde, Eliane Piai.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Monte Mor, o município assim como todo estado de São Paulo passa por um momento de aumento nos números de casos de dengue positivos, período esse que está compreendido como período epidêmico da doença em virtude do aumento das chuvas, por conta das ondas de calor, tornando o ambiente propício para a reprodução do Aedes.

Utilizando a escala padrão de aglomeração de suspeitos a Secretaria de Saúde de Monte Mor segue cumprindo com a ação de nebulização nesses locais que possuem números de casos que justifiquem a ação.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Monte Mor, o município de Monte Mor conta com o “Plano Municipal Anual de Enfrentamento da Dengue”, enviado e aprovado pelo estado e também com ações da equipe de endemias no combate e orientações frente a população para eliminação de criadouros, inclusive com a nebulização nas áreas com aglomeração de suspeitos e casos positivos.

Para a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, a prevenção é uma das formas mais eficazes de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa muitas doenças. “Nessa época de chuvas constantes, iniciativas corriqueiras podem fazer toda a diferença, vamos nos unir nessa campanha tão importante e necessária e nos prevenir. Aproveito ainda para agradecer a toda a equipe de Saúde, que se uniu em prol do necessário combate ao mosquito transmissor da dengue, e ao Prefeito Edivaldo Brischi, que sempre nos apoia e motiva em nossas demandas”, concluiu a secretária Piai.

Segundo a coordenadora do departamento de Controle de Endemias, Suellen Basso, a partir dos dados recebidos pela Secretaria de Saúde, de pessoas que foram positivadas com a dengue, é feito um mapeamento e com base na número de casos no mesmo perímetro (bairro), e conforme as parâmetros dos órgãos reguladores de Saúde, é indicado ou não a necessidade da ação de nebulização naquela determinada localidade. “Por isso é importante que todos que estejam com sintomas febre, geralmente junto com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e prostração, que procurem uma unidade de Saúde que vai analisar o quadro, e se o diagnóstico for positivo para dengue, entra em nossa listagem de controle, contribuindo para nossa tomada de ação”.

Ainda segundo Suellen, o insumo (veneno) para a ação de nebulização, não é vendido, ele é disponibilizado pelos órgãos de Saúde reguladores para os departamentos de Saúde Municipais que demonstrem a demanda, conforme o número de casos comprovados e concentrados em uma mesma região (bairro).

Monte Mor não teve nenhum óbito por esse agravo, neste ano de 2024, e as equipes técnicas seguem com o fluxograma do estado para os cuidados dos suspeitos e confirmados.

MONTE MOR EM AÇÃO

No início deste mês de fevereiro uma ação casa a casa de orientação, e também de pulverização foi realizada pelas ruas do bairro Jardim Capuavinha, pelas equipes da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, com os agentes comunitários (ACS), que promoveram a remoção mecânica e orientações aos moradores, e pela equipe de Defesa Civil.

Já no sábado, dia 26 de fevereiro, as equipes das Secretarias de Saúde de Monte Mor, junto ao departamento de Controle de Endemias, de Defesa Civil, Meio Ambiente, Educação e ainda voluntários uniram forças e desenvolveram uma série de ações em combate a dengue em Monte Mor, com nebulização nas casas do Jardim Progresso, orientação casa a casa em grande parte da região central, e ainda a retirada de inservíveis, entulho e outros materiais descartados, que poderiam acumular água parada e se tornarem possíveis criadouros do mosquito em vários pontos da cidade, impulsionando a ação de prevenção à proliferação do mosquito.

A Secretaria de Saúde de Monte Mor, ainda mantém constantemente nas mídias digitais da Prefeitura de Monte Mor, no Facebook, Instagram, e também no site, orientações e dicas para a disseminação da informação que complementa e auxilia a população a contribuir com as precauções ajudam a evitar possíveis criadouros do mosquito, com atenção em focos de água parada, e que auxilia muito na efetividade das ações.