01 MAR 2024
Educação em movimento

Secretaria de Educação evidencia programas educacionais em que Monte Mor foi contemplada, junto com apenas mais outros 32 municípios de todo o país, em encontro com o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi.

Nesta sexta-feira, dia 1° de março, o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, participou de um encontro com a equipe técnica da Secretaria de Educação, na sede da pasta, acompanhado pela secretária de Educação, Sandra Bruzon, onde foram explanados programas educacionais, que terão início ainda neste mês de março, e que objetivam fortalecer a educação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o trabalho assíduo da administração é avançar promovendo o máximo de ferramentas e mecanismos aos estudantes, para complementar de maneira positiva o aprendizado. “Não medimos esforços para trazer melhorias aos alunos, nossas crianças que são o futuro de nossa cidade”, completou o prefeito Edivaldo Brischi.

Durante a reunião foram abordados, segundo a secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, os programas “Fluência Leitora” e “Criança Alfabetizada”, que passaram a integrar o conteúdo programático de ensino, para garantir a alfabetização dos alunos até o 5° ano. “Todo esse reforço que chega para complementar de forma muito enriquecedora nosso trabalho, vem de encontro com o compromisso da administração do Prefeito Edivaldo Brischi, em melhorar o desempenho das crianças em fase de alfabetização e promover a melhora ainda na aprendizagem para os demais anos. Parabenizamos a todos envolvidos e contamos com os bons resultados”, disse a secretária, Sandra Bruzon.

Ainda segundo a secretária de Educação, Sandra Bruzon, a Rede Municipal de Ensino, faz parte do Compromisso Nacional Criança alfabetizada (CNCA), que tem como objetivo articular esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens para aquelas que estão matriculadas até o 5º ano, com política prevista de ações em cinco eixos: governança e gestão; formação; infraestrutura; avaliação e boas práticas.

Na reunião ainda foi abordado o PVE (programa de valorização da educação), que será ministrado por uma equipe do Instituto Votorantim juntamente com o BNDES, cujo objetivo será atender aos gestores de toda rede municipal.

Já  o programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

O Programa Alfabetiza Juntos – SP é uma iniciativa da SEDUC - SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), vinculada à verba do ICMS educacional, que une os programas “Fluência Leitora” e “Criança Alfabetizada”, cuja responsabilidade é de grande importância para o município.

Segundo a Secretaria de Educação de Monte Mor, os resultados das avaliações SARESP (prova realizada pelos estudantes dos 2º e 5º anos), e da FLUÊNCIA LEITORA, servirá de orientador para as próximas ações da SME. E informa ainda que o programa “Fluência Leitora” é uma competência central no processo de alfabetização, sendo fundamental para que o aluno compreenda melhor o mundo e consiga resolver problemas, o qual (resultado de 2023) já apresentou os pontos para as ações pedagógicas de 2024.