18 MAR 2024
Monte Mor no combate a dengue com prevenção

Secretaria de Saúde de Monte Mor leva informação e orientação a população em ação de enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika.

Neste sábado, dia 16 de março, a Secretaria de Saúde de Monte Mor, empenhada nas ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, do vírus causador da febre Chikungunya e o Zika vírus, o Aedes aegypti, realizou na região central do município uma ação de orientação junto a população, definida e determinada pelo Comitê Metropolitano da Dengue, da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O ponto de encontro da ação foi na praça Tese Marini, e seguiu para o pedágio no semáforo, no comércio da região, na feira de rua, em clínicas, e em todos os locais com fluxo de pessoas.

As atividades que contaram com a participação da secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, foram efetuadas em conjunto pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela equipe do departamento de Controle de Endemias, por demais servidores da pasta, e tiveram o reforço ainda do secretário de Defesa Civil de Monte Mor, Vanduir Prado Moitinho, por meio de sua equipe, reunindo cerca de 45 pessoas na ação.

A secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, na ocasião aproveitou para agradecer a união das equipes em prol dessa tão necessária demanda de eliminação, prevenção e conscientização do mosquito transmissor de doenças. “É muito importante ainda reforçar aos munícipes que tiverem sintomas, como febre, geralmente junto com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e prostração, que procurem uma unidade de Saúde”,  mencionou Piai.

Foi distribuído nos locais um material informativo com orientações sobre como evitar possíveis criadouros do mosquito com água parada, que demonstram ainda como cada um pode contribuir nessa luta contra o Aedes aegypti.

O objetivo da administração do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, segue cumprindo a demanda do município, e os serviços promovidos em combate ao mosquito e aos possíveis criadouros com água parada vão continuar sendo efetuados nos bairros de Monte Mor.