19 JUN 2023
"Saúde com Agente"

Secretaria de Saúde de Monte Mor, concluiu curso técnico de capacitação a Agentes Comunitários de Saúde, com entrega de kits de dispositivos de saúde.

Nesta sexta-feira (16), foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a última etapa do curso técnico “Saúde com Agente”, voltado para os agentes comunitários de Saúde, que contou com a presença do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela secretária de Saúde, Eliane Piai.

Com a conclusão do curso técnico, o qual contou com 25 alunos inscritos como Agente Comunitários de Saúde, e 3 como Agentes de Controle Ambiental, neste último dia de atividades, foram recebidos pelos agentes comunitários kits com dispositivos de saúde, sendo eles 1 aparelho de braço para aferição de pressão arterial, 1 oxímetro digital, além de glicosímetro para verificação de glicemia capilar, através da Secretaria de Saúde, que aderiu ao programa que é uma proposta do Governo Federal, cumprindo o que orienta o edital do curso.

Segundo o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, os serviços dos ACSs vão reforçar os indicadores de Saúde do município, trazer avanços na coleta de dados, desempenhando com isso um trabalho de extrema importância no atendimento da população, promovendo melhoria dos serviços de Saúde prestados à comunidade.

Para a secretária Eliane, os ACS foram parabenizados pelo esforço e dedicação por terem concluído o curso técnico com êxito, que foi ministrado com muito empenho pela equipe, e o seu reflexo positivo, logo será sentido por toda a população de Monte Mor, no cuidado e na atenção que tanto merece.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Mor, seguindo o que rege a Lei 11.350 de 05/10/2006 (texto atual), em seu artigo quarto onde refere-se às novas atividades a serem realizadas em domicílio pelos ACS que finalizarem o curso técnico “Saúde com Agente”, estão: aferição de pressão arterial em caráter excepcional; medição de glicemia capilar em caráter excepcional; aferição de temperatura auxiliar em caráter excepcional, dentre outras atividades.

Participaram da ocasião ainda a coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Raquel, e também a preceptora do curso, a enfermeira Simone Galhardo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024