01 DEZ 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PLANEJAMENTO E OBRAS
Novo Plano Diretor de Monte Mor é explanado em Audiência Pública pelo poder executivo para sua reformulação

Novo Plano Diretor passa por sua segunda apresentação, onde debates, sugestões e opiniões dos munícipes são levadas em consideração para seu desenvolvimento.

Nesta terça-feira (29), o Novo Plano Diretor, em elaboração pelo poder executivo, passou por Audiência Pública, no Anfiteatro do Centro Cultural Joaquinzão, em Monte Mor, na qual foram tratadas questões com base em sua análise, com muitos assuntos pautados para sua melhor reformulação.

O projeto passou por uma primeira apresentação de seus tópicos, desenvolvidos a partir de estudos realizados pela equipe técnica, em sessão aberta no dia 07 de julho, onde discussões foram feitas e, em seguida, o material até então produzido ficou disponível para seu acesso livre no site da Prefeitura de Monte Mor.

Com a participação do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, de autoridades municipais, e da sociedade civil, com munícipes e empresários dos setores urbanos e rurais, novamente o Novo Plano Diretor foi apresentado para o seu debate. Na ocasião surgiram sugestões, troca de opiniões e comentários, bem como dúvidas, quanto ao crescimento e demarcações das regiões mencionadas.

Apresentada pelo engenheiro civil Pedro Antonio Bigardi, em conjunto com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Ricardo Bizetto, a Audiência Pública contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Ross Matheus, e do secretário de Planejamento e Obras, Alexandre Campos, que estiveram à disposição, durante a apresentação, para esclarecer todas as indagações pertinentes ao projeto, além do próprio prefeito Edivaldo Brischi, que respondeu a algumas questões, se mostrando minucioso no conhecimento dos limites municipais e no envolvimento com a preparação do projeto, sendo muito aplaudido.

Segundo dados do poder executivo de Monte Mor, transmitidos ainda na primeira apresentação do Novo Plano Diretor, em julho deste ano, o projeto tem base em um extenso levantamento de dados históricos, demográficos, de evolução da população, de estatísticas de saúde, de educação, de condições de vida, da rede de esgoto, de saneamento básico, de oferta de emprego e de análise sobre as finanças do município, mostrando em um primeiro mapeamento atualizado, os recursos do solo, onde ficam as áreas residenciais, industriais, rurais, ambientais, para traçar como se encaixa da melhor forma para o município, a zona de expansão, respeitando os limites apropriados para delimitar todas as zonas beneficamente, tornando o macrozoneamento reorganizado, fomentando a integração entre os bairros, diminuindo a fragmentação das regiões, facilitando por exemplo, a mobilidade urbana, melhorando o empreendedorismo, a criação de novos empregos, impulsionando o desenvolvimento econômico, com crescimento planejado, evitando problemas futuros que tragam prejuízo para a cidade ou aos moradores.

O projeto traz ainda uma preocupação com cada detalhe pertinente a todas as demandas dos munícipes, tendo em sua concepção, inclusive, estudos sobre como não prejudicar as bacias hidrográficas na região, protegendo o zoneamento rural e ambiental, sem prejudicar a expansão urbana e econômica de Monte Mor, assistindo a população em todas as frentes.

Estiveram presentes ainda, na ocasião, o secretário de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, Dejan Garcia; o procurador do município, Dr Mario Cezar Franco Júnior; o secretário de Esportes, João Muro; a secretária de Finanças, Silvana Zanetti; o secretário de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana, Fabio Zoppi; a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Sandra Bruzon; o diretor de Mobilidade Urbana, Sandro Guedes; o diretor de Planejamento e Obras, Carlos Marcio; o diretor de Esportes, Davi Leandro; o diretor de Trânsito Laercio Maffeis; o diretor de Cultura, Marcelo Lírio; o diretor de Turismo, Ronaldo Corrêa; o vereador professor Adriel (PT); a vereadora Andrea Garcia (PTB); a vereadora Camila Hellen (Republicanos); o vereador Bruno Leite (União); o vereador Pavão (MDB); o vereador Beto Carvalho (União); o vereador Vitor Gabriel (PSDB); o vereador Nelson Almeida (Solidariedade); o vereador professor Fio (PTB); e o vereador Paranhos (MDB).

PLANO DIRETOR

É um projeto de cidade no que se refere aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade de um profissional técnico, com a participação de uma equipe interdisciplinar em um processo de planejamento com a participação da sociedade, para reorganizar os espaços da cidade e garantir um crescimento, com desenvolvimento de melhor qualidade para a vida da população.

O Plano Diretor tem como objetivo principal, trazer questões sobre a distribuição equilibrada, tornando a urbanização mais inclusiva e sustentável em seu desenvolvimento. Oferecendo condições adequadas para todos, com definições prévias.

Para esse fim, foi criada a regulamentação da constituição, com a exigência de que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes, revisem e elaborem, pelo menos, a cada dez anos o Plano Diretor, com a lei 10.257/2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.