07 JUL 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PLANEJAMENTO E OBRAS
Plano Diretor de Monte Mor é apresentado em reunião no Joaquinzão

Secretário de Planejamento e Obras de Monte Mor, Alexandre Campos, e secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Ross Matheus, fazem apresentação do projeto em desenvolvimento, o Plano Diretor 2022.

Na última semana, a Prefeitura de Monte Mor, através das Secretarias de Planejamento e Obras e Meio Ambiente e Agricultura, apresentou e discutiu o Plano Diretor Monte Mor no Centro Cultural Joaquinzão, com a presença do prefeito Edivaldo Brischi, dos secretários de Planejamento e Obras, Alexandre Campos, de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Ross Matheus, do procurador do município, Doutor Mario Cezar Franco Junior, e do chefe de Gabinete, Ricardo Bizetto.

A apresentação também contou com a presença dos vereadores Andrea Garcia (PTB), Pavão da Academia (MDB), Camilla Hellen (Republicanos) e Alexandre Pinheiro (PTB), vereador e presidente da Câmara Municipal, além de munícipes e empresários dos setores urbanos e rurais.

Segundo o prefeito Edivaldo Brischi, em fala na reunião, a cidade de Monte Mor tem condições de avançar cada vez mais em direção a um futuro melhor. Por isso pensamos, planejamos e, juntos, faremos do nosso município uma Monte Mor planejada, finaliza o prefeito.

Para Alexandre Campos, secretário de Planejamento e Obras de Monte Mor, o Plano Diretor, feito com base em um extenso levantamento de dados, históricos, demográficos, de evolução da população, estatísticas de saúde, educação, condições de vida, rede de esgoto, saneamento básico, oferta de emprego e análise sobre as finanças do município, mostrando em um primeiro mapeamento atualizado, os recursos do solo, onde ficam as áreas residenciais, industriais, rurais, ambientais, para traçar como se encaixa da melhor forma para Monte Mor, a zona de expansão, respeitando os limites apropriados para delimitar todas as zonas beneficamente, tornando o macrozoneamento reorganizado, fomentando a integração entre os bairros, diminuindo a fragmentação das regiões, facilitando por exemplo a mobilidade urbana, melhorando o empreendedorismo, a criação de novos empregos, impulsionando o desenvolvimento econômico, com crescimento planejado, evitando problemas futuros que tragam prejuízo para a cidade ou aos moradores, conclui o secretário.

Já segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Bruno Ross Matheus, o Plano Diretor é muito completo, traz uma preocupação com cada detalhe pertinente a todas as demandas dos munícipes, tendo em sua concepção, inclusive, estudos sobre como não prejudicar as bacias hidrográficas da cidade, protegendo o zoneamento rural e ambiental, sem prejudicar a expansão urbana e econômica de Monte Mor, assistindo a população em todas as frentes, conclui o secretário.

PLANO DIRETOR

É um projeto de cidade no que se refere aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade de um profissional técnico, com a participação de uma equipe interdisciplinar em um processo de planejamento com a participação da sociedade, para  reorganizar os espaços da cidade e garantir um crescimento, com desenvolvimento de melhor qualidade para a vida da população.

O Plano Diretor tem como objetivo principal, trazer questões sobre a distribuição equilibrada, tornando a urbanização mais inclusiva e sustentável em seu desenvolvimento. Oferecendo condições adequadas para todos, com definições prévias.

Para esse fim, foi criada a regulamentação da constituição, com a exigência de que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes, revisem e elaborem, pelo menos, a cada dez anos o Plano Diretor, com a lei 10.257/2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.