29 NOV 2022
TURISMO
Encenação de “O Cangaceiro Apaixonado”, chega ao fim com última performance, que firma o potencial cultural de Monte Mor

Espetáculo teatral “O Cangaceiro Apaixonado”, do Grupo de Teatro Revoar, encerra as sessões desta temporada em grande estilo no município.

Neste sábado (26), chegou ao fim à temporada do espetáculo teatral “O Cangaceiro Apaixonado”, do Grupo de Teatro Revoar, com atuações primorosas e direção precisa, que souberam cativar o público, lotando apresentações e promovendo humor na medida certa, arrancando gargalhadas da plateia.

Ora trágica, ora romântica e com boas doses cômicas a peça é uma livre adaptação da obra original do grupo Folia na Cidade e dirigida por Marcelo Lírio, que narra as peripécias de um bando de cangaceiros que invadem uma cidade esquecida no meio do sertão nordestino, movimentando bruscamente a vida dos pacatos moradores.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, a arte é viva, é vida, ela motiva e agrega, acrescenta. Foi uma temporada na qual o reconhecimento do público esteve presente em cada ato, contribuindo sempre na confiança do grupo de atores, que se entregaram aos seus papéis, dando aos seus personagens a tenacidade necessária.

Ainda segundo Marcelo, “Sem Arte Morre-se de Realidade”, e por tudo o que isso representa, somos muito gratos ao total apoio do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, que tanto nos apoia em nossas metas e objetivos de proporcionar mais e melhor para a população.

A temporada contemplou quatro apresentações com entrada gratuita. Em sua estreia no dia 05 de novembro, contou com a presença do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi, e sua família, além de outras autoridades municipais, e também da presença especial dos artistas que participaram da montagem original, no ano de 1999, da criação do texto da peça, integrantes do grupo “Folia na Cidade”.

Além dos espetáculos nos dias 09, 23 e em seu encerramento no dia 26 de novembro. Realizada no Centro Cultural Joaquinzão, em Monte Mor,  a temporada contou com o apoio cultural da Prefeitura de Monte Mor, através da Diretoria de Cultura e Turismo.

HISTÓRICO DO GRUPO DE TEATRO REVOAR

O grupo formado desde 2004, desenvolveu inicialmente suas atividades junto à ONG Novo Dia, mas atualmente, segue em conjunto apenas com a Associação Cultural ReVoar, um coletivo de artistas e educadores da região metropolitana de Campinas.

O grupo é composto por atores e estudantes de teatro que se formaram nos cursos anuais de Iniciação e Montagem Teatral, oferecidos à população de Monte Mor. Na sua equipe atual conta com atores da sua primeira formação, em 2004, e também novos integrantes.

Na sua fase inicial, o grupo tinha um viés metodológico e processual exclusivamente pautado nos pilares da arte de educação, com os objetivos de formação ética, moral e cultural como princípios fundamentais. Com o passar do tempo o grupo acompanhou o processo de desenvolvimento humano propiciado pelo teatro aos participantes, despertando na equipe desejos de profissionalização na área e anseios estéticos de produção artística.

Ao longo de seus dezoito anos, o grupo Revoar formou público para as artes cênicas e conquistou um lugar de respeito no circuito cultural. Os espetáculos anuais lotam os espaços e já fazem parte do calendário artístico da cidade. Hoje em dia é referência que representa o teatro em Monte Mor.

O Grupo é dirigido e coordenado pelo ator, arte educador, pedagogo e bailarino, Marcelo Lírio, que possui um representativo trabalho de pesquisa da cultura popular brasileira, tendo realizado viagens para pesquisa de campo, na Bahia e Pernambuco e saído em turnê com espetáculos profissionais junto ao grupo Folia na Cidade do SESI Campinas. Hoje, Marcelo ainda ocupa o cargo de Diretor de Cultura do município de Monte Mor, é professor de Educação Física e orientador do Projeto Teatro.