08 JUL 2022
OBRAS PÚBLICAS
Linha de crédito de 50 milhões para obras em Monte Mor será discutida em audiência pública

Em audiência pública que acontecerá no dia 11 de julho, em Plenário da Câmara de Vereadores, será discutida a linha de crédito de 50 milhões para obras de infraestrutura em Monte Mor.

A audiência começará às 10 horas e será organizada pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara de Vereadores, que fará o debate sobre o assunto. A audiência também poderá ser acompanhada pelo Youtube, no canal da Câmara Municipal de Monte Mor.

Toda a operação de crédito, de 50 milhões de reais, terá como garantidor o Programa Eficiência Municipal, programa do Governo Federal, que será denominada pelo poder executivo de Monte Mor de “Por um Novo Tempo”. O recurso será destinado a obras de infraestrutura e compra de equipamentos pesados: 24 milhões para obras de infraestrutura no Jardim Colina; 5 milhões para o Jardim Colorado; 14 milhões para o Jardim São Sebastião; e os outros 7 milhões gastos em equipamentos e maquinários. Todo o valor, como determina o Projeto de Lei, só poderá ser usado de forma específica nas obras determinadas no próprio projeto, não podendo ser alterado, em resolução do Tribunal de Contas do Estado e da União.

A LINHA DE CRÉDITO

A linha de crédito oferecida pelo Banco do Brasil ao município só se tornou possível graças à saúde financeira da prefeitura, afirma a secretária de Finança da Prefeitura de Monte Mor, Silvana Aparecida Zanetti. Nos últimos meses a prefeitura fez um trabalho de organização exemplar nas contas, pagando dívidas, regularizando contratos e planejando o futuro. Bons créditos só são oferecidos a quem demonstra capacidade de pagamento. Por isso o Banco do Brasil mudou sua política de crédito com a Prefeitura de Monte Mor.  Esse valor, 50 milhões, oferecido como crédito, para a secretária, chega no momento certo porque a prefeitura se organizou e tomou o caminho certo na área financeira.

PROJETO DE LEI

O poder Executivo de Monte Mor encaminhou no último dia 13 de maio para a Câmara Municipal o projeto de lei pedindo a autorização para contrair a linha de crédito. O objetivo é o de executar obras de infraestrutura em alguns bairros do município, especificados na lei, Jardim Colina, Jardim Colorado e Jardim São Sebastião. Além da compra de equipamentos e máquinas para melhorar a capacidade da Secretaria de Planejamento e Obras.

Se aprovada pelos vereadores, a contratação da operação de crédito será feita junto ao Banco do Brasil a partir do Programa Eficiência Municipal, nos termos da Resolução do Conselho Monetário Nacional - CMN nº 4.589 de 29/06/2017, observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000.

As parcelas a serem pagas, segundo Silvana Aparecida Zanetti, não trará nenhum impacto à vida financeira da prefeitura, já que o financiamento está dentro de um cronograma, previsto e planejado.

Para o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, chegou o momento de olhar para a população e resolver seus problemas básicos. Atender quem mais precisa e que precisa agora. Os bairros que serão atendidos nunca foram olhados da forma como a atual administração tem olhado. É preciso atender e atender agora. Se tem crédito e é possível pagar, esses 50 milhões resolverão o problema. Vamos esperar que os vereadores de Monte Mor olhem com carinho para essa questão, e atendam a necessidade desses moradores da nossa cidade, concluiu o prefeito.

PLANEJAMENTO E OBRAS

Segundo o secretário de Planejamento e Obras de Monte Mor, Alexandre Campos, a cidade também está precisando urgentemente de equipamentos pesados. Além dos bairros que serão atendidos com obras de infraestrutura, é preciso renovar as máquinas e equipamentos pesados da prefeitura, especialmente aquelas que são utilizadas nas áreas rurais. Novos equipamentos trariam maior agilidade e qualidade no processo de manutenção dessas vias. Dois problemas seriam resolvidos ao mesmo tempo com essa linha de crédito, a falta de infraestrutura em bairros que sempre foram esquecidos e a falta de equipamentos pesados usados na manutenção e em obras emergenciais corriqueiramente presentes nos municípios, conclui o secretário.

Equipamentos novos resolveriam as dificuldades e os atrasos em obras de manutenção importantes para os moradores, especialmente em áreas rurais. Já as obras de infraestrutura melhorariam não apenas a condição de vida dos moradores dos bairros, mas também trariam valorização de residências e prédios comerciais dessas regiões, trazendo desenvolvimento para toda Monte Mor.