07 ABR 2022
Monte Mor passa a integrar a Região Turística Bem Viver

Monte Mor passou a integrar a Região Turística Bem Viver, e recebeu em reunião nesta terça-feira (5), os representantes dos municípios que compõem o grupo para traçar metas e discutir ações para estimular o turismo, a gastronomia e o comércio local.

A diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor sediou, na tarde desta terça-feira (05), reunião com os representantes dos municípios que compõem a Região Turística Bem Viver. Orientada pelo Ministério do Turismo, esta união de secretarias dos municípios participantes busca proporcionar o desenvolvimento e o potencial turístico destas cidades. Desde 2017, fazem parte do grupo as cidades de Americana, Campinas, Santa Bárbara d´Oeste, Elias Fausto, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e, neste ano, as cidades de Monte Mor e Capivari passam a integrar o grupo.

Para Ronaldo Corrêa, diretor de Turismo, é muito importante para Monte Mor participar da RT Bem Viver, pois esse intercâmbio vai estruturar, fortalecer e desenvolver o segmento turístico da cidade. Segundo ele, sediar esta primeira reunião presencial (após o período de isolamento social) com os representantes das cidades participantes foi muito produtivo e, ainda, muito gratificante poder apresentar o trabalho realizado pelo departamento, como a criação do Conselho Municipal de Turismo e o levantamento dos atrativos turísticos de Monte Mor.

Através de projetos culturais em comum com Andreza Ramos, interlocutora regional e secretária de Elias Fausto, a Diretoria de Turismo buscava participar oficialmente da Região Turística, incluindo Monte Mor como parte do grupo, e trabalhou para atender todos os requisitos exigidos, dentre eles e mais importante foi a constituição do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), reunindo assim toda a documentação necessária para o cadastramento do município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Esteve presente na reunião o diretor de Cultura, Marcelo Lírio, que contribuiu com a apresentação dos equipamentos culturais, principalmente o Museu Municipal e a Opy “Casa dos Saberes Ancestrais”, que possibilitam a realização de diversas oficinas culturais indígenas.

Foi apresentado o calendário de eventos de Monte Mor, citando por exemplo, a volta da feira exclusiva de artesanato e economia criativa com expositores da cidade. Segundo o diretor de cultura, Marcelo Lírio, Monte Mor é riquíssima no turismo histórico e cultural, com sítios arqueológicos e materiais que são referência no país, tendo um grande potencial no turismo rural e, ao mesmo tempo, passa por um momento de expansão com a rodovia de ligação ao Aeroporto Internacional de Viracopos realizada nesta administração.

A RT (Região Turística) Bem Viver tem como conceito as cidades que mesclam natureza, infraestrutura e qualidade de vida. Foi criada para fortalecer o turismo regional, desenvolver potencialidades e estratégias para formar circuitos turísticos temáticos, fomentando o turismo, a gastronomia e o comércio local, atraindo turistas e trazendo novas opções para os moradores. Já foram realizados pela iniciativa o Plano Regional de Turismo, o Programa Avança Turismo, o Rotas Gastronômicas e neste momento participam do evento São Paulo Turismo, ao lado das Regiões Turísticas das Águas, Flores Paulista e Roteiro dos Bandeirantes.

A equipe da Diretoria de Cultura e Turismo trabalha intensamente para conquistar melhorias para a cidade, estar na RT Bem Viver é o resultado de uma nova visão da gestão do prefeito Edivaldo Brischi, que busca unir forças para o desenvolvimento deste segmento. Monte Mor irá, a partir de agora, contribuir com os trabalhos do grupo e se estruturar com essa grande oportunidade de integração regional na área do turismo, conclui Ronaldo Corrêa, diretor de turismo de Monte Mor.

Saiba mais no site: www.turismobemviver.com.br