A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação com a BCG e divulga o cronograma de aplicação da vacina para o mês de julho nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Excepcionalmente nesta quarta-feira (8), por questões relacionadas à organização da equipe de Recursos Humanos, a aplicação da vacina BCG prevista na USF Colina será realizada na USF Alvorada, no mesmo horário, às 8h30. Dessa forma, os pais e responsáveis que possuem atendimento agendado para a USF Colina devem comparecer à USF Alvorada, onde a vacinação será realizada normalmente.
A BCG é uma das primeiras vacinas recebidas pelos recém-nascidos e tem papel fundamental na proteção contra as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A vacinação faz parte do Calendário Nacional de Imunização e é essencial para garantir mais saúde e proteção às crianças. Em Monte Mor, a aplicação da BCG segue um cronograma itinerante, organizado conforme a quantidade de doses disponibilizadas pela Regional de Saúde. Ao longo do mês, a vacina é oferecida em diferentes unidades, facilitando o acesso da população ao serviço.
Durante o mês de julho, a vacinação será realizada nas USFs dos bairros Progresso, São Clemente, San Remo, Colina, Central, Alvorada, Paviotti, Panorama e Moreira, em datas e horários específicos. Não haverá atendimento nos dias 9 de julho, devido ao feriado estadual, e 10 de julho, em razão do ponto facultativo.
Cronograma da vacinação BCG – Julho
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais e responsáveis a comparecerem à unidade de saúde na data correspondente ao cronograma, levando a caderneta de vacinação da criança. Manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e garantir um desenvolvimento saudável desde os primeiros dias de vida.









