A Secretaria Municipal de Defesa Civil apresentou o levantamento estatístico referente aos registros de grandes focos de incêndio no município de Monte Mor, durante o período de estiagem que vai de 1º de maio a 30 de setembro. Comparando este ano com 2024 houve queda de quase 70% no número de registros.
Segundo os dados, fornecidos pelo Programa de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (BDQueimadas), em 2024 foram registrados 190 focos de incêndio. Já em 2025 foram 60, uma redução significativa de 68,4%.
O resultado reflete as ações de prevenção, campanhas educativas, fiscalizações e a atuação conjunta entre os órgãos públicos. E mais do que isso! A DC do município criou o Plano de Contingência por meio do Decreto Municipal nº 6.618/2025, e também contou com o engajamento da comunidade e a colaboração de parceiros institucionais.
Durante o período de estiagem também foram realizadas mais ações de prevenção, aumentando de 16 campanhas educativas em 2024 para 40 campanhas educativas em 2025. "Isso tudo faz diferença no resultado final. A expressiva queda nos registros de incêndios evidencia o avanço das políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate às queimadas no município. Vale ressaltar a importância da continuidade dessas ações bem como do engajamento de todos, para que os índices se mantenham em declínio nos próximos anos", destacou o secretário de Defesa Civil, Daniel Honorato.
Autor: Lícia Mangiavacchi