NOTA OFICIAL – DEFESA CIVIL - 15 de setembro de 2026
A Defesa Civil de Monte Mor informa que o Rio Capivari apresentou nova elevação após as chuvas registradas ao longo da segunda-feira (14). No ponto de medição, o nível do rio está 86 centímetros acima da cota de extravasamento. Durante o dia 14, o nível do rio apresentou oscilações, chegando a 41 centímetros acima da cota pela manhã, 50 centímetros à tarde e 56 centímetros no início da noite.
Embora o alerta do Cemaden tenha sido encerrado às 13h40 de ontem, permanece o risco hidrológico no município. A Defesa Civil também mantém atenção para o risco geológico, devido à saturação do solo, que pode favorecer ocorrências como deslizamentos de terra. Nas últimas 24 horas, Monte Mor registrou acumulados de chuva entre 16 e 22 milímetros, conforme os pontos de monitoramento. Na cabeceira do Rio Capivari, foram registrados 24,4 mm em Valinhos e 28,4 mm em Campinas (Vila Aeroporto).
Com a elevação do rio, além da Rua Siqueira Campos, a Travessa José Basílio de Almeida e a Rua José Alberto Rohreger apresentam pontos com interdição parcial. A Defesa Civil permanece em monitoramento contínuo das condições meteorológicas, do nível do Rio Capivari e das áreas de risco.
Em caso de emergência, acione:
Defesa Civil: 199 | GCM: 153 | Bombeiros: 193
Fonte: Prefeitura de Monte Mor
Autor: Departamento de Comunicação