A Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que o Governo do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população referente ao aumento expressivo do número de casos de Sarampo na América Latina, especialmente em países vizinhos como Bolívia e Paraguai. De acordo com a Secretaria Estadual, atualmente há casos em investigação no Brasil que exigem ações imediatas de vigilância, vacinação e resposta rápida.
Até o dia 9 de setembro deste ano, foram notificados 360.321 casos suspeitos de sarampo em 173 países, dos quais 164.582 foram confirmados.
Diante disso, a Secretaria alerta a população para que se atentem aos sintomas da doença que são: febre, exantema, tosse, coriza ou conjuntivite.
E mais do que isso! É preciso tomar a vacina contra a doença. Devem ser imunizados os profissionais da saúde, população com baixa cobertura vacinal (crianças e adolescentes que não têm o esquema completo de duas doses) e grupos vulneráveis (migrantes, repatriados, refugiados, povos originários e comunidades com hesitação vacinal). Lembrando que as pessoas que têm entre 20 e 29 anos devem ter tomado as duas doses do imunizante. Acima de 29 anos até 59 anos deve ter uma dose.
Autor: Lícia Mangiavacchi