A Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) emitiu alerta sobre o ressurgimento da coqueluche em vários países da região e a circulação de cepas resistentes a antibióticos. Diante disso, está reforçando a necessidade imediata de ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a vigilância epidemiológica.
Conforme apresentado no site do Ministério da Saúde, as coberturas vacinais, em 2025, das vacinas penta (80,23%), DTP (80,71%) e dTpa (83,49%) estão aquém da meta desejada de 95%.
Diante disso, é importante intensificar a aplicação da vacina penta aos 2, 4 e 6 meses, da vacina DTP (reforço aos 15 meses e 4 anos), a vacinação de gestantes na 20ª semana, a vacinação dos profissionais de saúde e estagiários da área de saúde e a ampliação das ações de busca ativa dos não vacinados.
"Estamos atentos à situação e trabalhando para garantir que todas as pessoas tenham acesso à imunização nas nossas unidades. A vacina é a forma mais eficaz de proteção, especialmente para bebês, gestantes e profissionais da saúde", destacou o secretário de Saúde de Monte Mor, Wagner Tegon.
Em Monte Mor, a vacina está sendo aplicada em todas as unidades de saúde. Das 8h30 às 16h. Atenção! A entrega de senhas acontece até às 15h30.
Para ser imunizado é necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteirinha de vacinação.
Autor: Lícia Mangiavacchi