01 MAR 2024
DEFESA CIVIL
Treinamento - Defesa Civil

Defesa Civil de Monte Mor participa de treinamento que capacita com novas técnicas o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Nesta quinta-feira (29), representando o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o secretário de Defesa Civil de Monte Mor, Vanduir Prado Moitinho, participou de treinamento que capacita pilotos de drone para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, e Zika vírus, na cidade de Campinas.

O treinamento que capacitou 21 pilotos habilitados de 12 municípios, teve como objetivo segundo o secretário de Defesa Civil de Monte Mor, Vanduir Prado Moitinho, instruir como chegar a locais de difícil acesso, em que os agentes não conseguem entrar, ampliando o alcance da ação, sua eficiência e eficácia.

Ainda segundo o secretário Defesa Civil, durante o treinamento os pilotos tiveram a chance de observar todo o ciclo de vida do mosquito, como ele nasce, como se ele prolifera, para lidar melhor com as formas de combate, em como interromper sua proliferação, e por que é tão importante encontrar e eliminar possíveis criadouros com água parada, diminuindo os riscos de transmissão da Dengue, Chikungunya, e Zika vírus. “Tanto a equipe de Defesa Civil, quanto das outras pastas vem recebendo reforços, com preparação e qualificação para dar apoio ao necessário combate do mosquito Aedes aegypti, sempre contando com total apoio do Prefeito Edivaldo Brischi, que nos motiva e incentiva a nos engajar ainda mais em nossas demandas”, mencionou Vanduir Prado Moitinho.

A iniciativa de capacitação foi uma parceria realizada entre a Defesa Civil de Campinas, com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), que contou ainda com o apoio do Conselho de Desenvolvimento da RMC e do Instituto Federal (IF) da cidade de Rio Claro.

O curso foi ministrado pelo instrutor Wagner Martins Araújo, capitão da reserva da Policia Militar, com o apoio do professor Marcelo Camacho, do IF-Rio Claro, e pela assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Priscilla Pegoraro, da Secretaria de Saúde de Campinas.