A Secretaria de Defesa Civil alerta a população para o risco de tempestades severas entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2025, conforme previsão da Defesa Civil do Estado. Um sistema meteorológico formado no Sul do Brasil avança sobre a Região Metropolitana de Campinas e deve provocar chuvas fortes, rajadas de vento acima de 90 km/h, intensa atividade elétrica e possibilidade de granizo.
Na terça-feira (09), já são esperadas pancadas de chuva de forte intensidade, com risco de alagamentos e transtornos urbanos. Na quarta-feira (10), o sistema atinge seu pico, ampliando o potencial para tempestades severas e impactos como quedas de árvores, danos estruturais e riscos hidrológicos. Na quinta-feira (11), embora o sistema comece a se afastar para o oceano, a combinação de umidade ainda mantém condições para chuvas isoladas, raios e ventos fortes, especialmente com o solo já encharcado.
A tendência para 12 e 13 de dezembro indica a chegada de um novo sistema vindo do Paraguai, com novas pancadas de chuva, mas sem previsão de acumulados elevados até o momento.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil reforça que a população deve evitar áreas arborizadas, não atravessar locais alagados, recolher objetos soltos e ficar atenta a sinais de deslizamento. Em caso de emergência, os contatos são 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).Forte Chu









