31 OUT 2023
Programa EDUTEN

Visita técnica confirma empenho e comprometimento de estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino de Monte Mor, com alto aproveitamento de plataforma digital para conhecimento de Matemática.

No final da última semana, o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela primeira-dama, Elaine Ravin Brischi, juntamente com a secretária de Educação, Sandra Bruzon, recebeu na sede da SME a equipe técnica e pedagógica do Programa EDUTEN (Caderno Digital de Matemática), onde foi  apresentado o relatório de acompanhamento e desenvolvimento pedagógico disponibilizado aos professores e alunos do Sistema Municipal de Ensino, referente ao programa em operação.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o objetivo da atual administração é promover o máximo de ferramentas e mecanismos aos estudantes, para complementar de maneira eficaz e eficiente o aprendizado. “Trabalhamos com garra e determinação para alcançar melhorias aos alunos, pois eles são o futuro de nossa cidade”, completou o prefeito Edivaldo Brischi.

Segundo a secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, após a reunião, a equipe realizou uma visita à Escola Municipal “Coronel Domingos Ferreira”, como uma forma de reconhecimento, parabenizando toda a equipe envolvida na utilização da Plataforma EDUTEN e pelo engajamento dos alunos dos 5º anos da escola, que de acordo com o relatório se destacaram com 80% de aproveitamento do uso da Plataforma digital.

Projeto EDUTEN

O Projeto EDUTEN (Caderno Digital de Matemática) promove o acesso a uma plataforma utilizada nas escolas municipais do ensino fundamental, nas aulas de matemática, com apoio do recurso digital, por meio de tablets, que objetiva a aprendizagem Matemática através de gamificação (matemática através de jogos), envolvendo a compreensão dos significados ao mesmo tempo em que se relaciona com a identificação de suas aplicações no dia a dia. Outro ponto importante abordado foi o dos recursos didáticos, que desempenham papel essencial para a compreensão e o uso das noções matemáticas.

A Eduten é um ambiente de aprendizagem digital desenvolvido na Universidade de Turku, Finlândia, com base em mais de 15 anos de investigação científica sobre ensino e aprendizagem. Tem dois focos principais, um para os alunos, o desenvolvimento da aprendizagem ativa, e outro para os professores, como um facilitador na escolha de atividades correspondentes ao mapa de foco.

Estiveram presentes na reunião os diretores da EDUTEN Brasil, Alexandre Merofa e Maurício Rodrigues P. Santos, juntamente com o Cônsul Geral Honorário da Finlândia, Sérgio Chamone, o Diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia, Gerson Pacheco e o Representante da Fundação Dom Cabral, Romênio Santos.