A Secretaria Municipal de Educação de Monte Mor criou um protocolo de ação para as Escolas Municipais. O objetivo é que o atendimento em casos de racismo e injúria racial, bullying e suspeita ou confirmação de violência contra criança/adolescente seja padronizado e eficiente.
O documento foi elaborado pela própria equipe da secretaria de Educação, Regimara Stigliani, e foi baseado em estudos de livros e também de protocolos feitos por outras cidades. O trabalho contou ainda com o apoio de profissionais que trabalham na área da educação, como a equipe de apoio e também dos psicólogos da própria Secretaria.
A secretária informa que o protocolo já está sendo colocado em prática nas unidades educacionais. "O intuito desse protocolo é auxiliar e direcionar a melhor maneira com que os funcionários da rede municipal de ensino se comportam diante dos casos de racismo e bullying, por exemplo. Todos devem saber como agir em qualquer um desses casos se houver necessidade na escola em que o profissional trabalha.