23 AGO 2023
Secretaria de Educação promove semana sobre educação especial

A Semana da Educação Especial, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, tem noite de palestra no Centro Cultural Joaquinzão.

Entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023, como parte do calendário das atividades da Secretaria de Educação de Monte Mor, é celebrada a “A Semana da Educação Especial”, onde todas as escolas da rede municipal, do ensino infantil aos anos finais, são levadas a refletir sobre a inclusão e sua importância em todos os âmbitos da sociedade, especialmente no ambiente escolar.

Já para a Secretaria de Educação, preocupada também com o envolvimento do corpo docente e dos profissionais envolvidos com o cotidiano das escolas, realizou uma noite de palestras sobre o assunto nesta terça-feira, dia 22 de agosto. O objetivo, do mesmo modo como com os alunos, foi o de tratar a questão da inclusão e da igualdade dentro do espaço da sala de aula e também no ambiente social como um todo. O evento contou com a participação de 173 pessoas.

Segundo a secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, em nosso tempo, de uma sociedade mais organizada e civilizada, não é mais possível conviver com a exclusão daqueles que costumamos ver e chamar de diferentes por diversas razões. É impensável e inadmissível, dentro ou fora do ambiente escolar, excluir pessoas pelo fato de não se enquadrarem naquilo tido como “normal”. Seja por desconhecimento ou preconceito, ou ainda por qualquer outro motivo, excluir o outro por ser diferente não pode ser mais uma prática. Por isso, ainda segundo Sandra Bruzon, a Semana de Educação Especial de Monte Mor se mostra e se faz indispensável.

As duas palestras promovidas no auditório do Centro Cultural Joaquinzão, na noite desta terça-feira (22), foram “Escola Outra: relações com o saber que perpassam a inclusão”, ministrada pelo Professor Dr. Flávio Caetano da Silva (UFSCar); e “Equidade: o olhar humano e justo que produz inclusão”, ministrada por Gilceliano Geraldo Xisto, Psicólogo Social com experiência em Psicologia Educacional.

Houve também a apresentação do trabalho realizado pela OSC Centro de Educação da Vida - C.E.V, dirigida por Josefa Aparecida Neri Guido e Priscila Silvana de Paula Silva, presidente da AMAAH-SP.

A Secretaria de Educação de Monte Mor reconhece a importância dessas reflexões para a sociedade como um todo. Por esse motivo, convidou e continua a convidar, num processo de preocupação contínua com o assunto, para que todos, alunos e professores, profissionais da educação e da vida escolar, bem como pais e responsáveis, para que, juntos, a reflexão surta um efeito que seja efetivo na escola, em casa e em todos os lugares do convívio social.