05 JUL 2023
EDUCAÇÃO
Curso de formação é promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor

A terça-feira (04) da primeira semana de férias da rede municipal de ensino foi de formação para todos os profissionais da rede: professores, coordenadores, cuidadores, inspetores, merendeiras e estagiários.

A formação aconteceu em vários locais ao mesmo tempo, com públicos e temas variados, e aconteceu no período da manhã, tarde e noite. O objetivo foi o de articular saberes entre todos os envolvidos, promovendo o conhecimento, a reflexão sobre a prática e o engajamento profissional.

Para a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, o processo de ensino, que passa principalmente pela sala de aula, tem todo um pano de fundo, um antes e um depois, que são tão importantes quanto. Por isso é preciso formar bem os professores, valorizar. Mas, ao mesmo tempo, é preciso atender, formar bem e também valorizar a todos os envolvidos no processo de ensino. Todos os que fazem parte do dia a dia da escola.

As palestras, oficinas e boas práticas aconteceram no Joaquinzão, nas Escolas Municipais Vista Alegre e Coronel Domingos Ferreira. Foi proporcionado também um treinamento com os profissionais da Brigada de Incêndio na Escola Municipal Professor Lázaro Gonçalves Teixeira.

SOBRE A FORMAÇÃO

Para os Professores da Educação Infantil e Profissionais da Educação Especial, no Auditório do Joaquinzão, aconteceu um treinamento sobre Práticas Docentes, como trabalhar os comportamentos disruptivos presentes no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente escolar, e a Importância da brincadeira e interação na Educação Infantil.

Já a formação para os professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, por conta da diversidade e número de profissionais, ocorreu na Escola Municipal Vista Alegre. Foi trabalhado o tema “Boas Práticas em Sala de Aula”, com a troca de experiências proporcionando variadas temáticas, como respeito às diferenças. Todo o processo foi feito buscando promover reflexões e variadas sugestões de sequências didáticas e projetos, além de ampliar as possibilidades do trabalho com os materiais do Sistema APROVA BRASIL.

Na Escola Municipal Professor Lázaro Gonçalves Teixeira, foi realizado um treinamento com a Brigada de Incêndio para os Inspetores de alunos e merendeiras das Escolas Municipais. A formação terminou no período da noite, na Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira, com os Professores da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, que teve como estudo a Importância do Currículo.

05/07/2023
Treinamento Educação