07 JUN 2023
A saúde de Monte Mor em números

Audiência Pública para a apresentação dos indicadores em saúde no município mostram significativas melhoras em relação aos anos anteriores.

Como exemplificação dos dados apresentados pela equipe de Saúde de Monte Mor em Audiência Pública realizada na última semana na Câmara Municipal, os números dos indicadores da Atenção Básica ficaram em 68,20%, número bem acima dos indicadores estaduais e também da RMC (confira matéria específica sobre o assunto, clicando no link:  https://bit.ly/3NgilYn). Além disso, houve melhora também em relação aos anos anteriores: em 2022, o indicador ficou em 68,2% no último quadrimestre, 65,8% no segundo quadrimestre, e 63,2% no primeiro quadrimestre do ano. Já em 2021, os números foram de 64,4% no último quadrimestre, 65,2% no segundo, e 63,2% no primeiro quadrimestre.

Esses indicadores na Atenção Básica estão diretamente ligados a toda a rede de atendimento oferecidos pela Secretaria de Saúde neste 1° quadrimestre, que passam pelo atendimento em urgência e emergência oferecidos no município, especialmente na UPA João Brischi, no Jardim Paulista, de responsabilidade da administração municipal (18.056 atendimentos em urgência e emergência, mais 2.640 consultas médicas); passam também pelos atendimentos nas nove Unidades Básicas de Saúde e no CAIS, que prestam o primeiro atendimento à população; também pela Policlínica (12.045 consultas, procedimentos em enfermagem, exames e cirurgias), CAPS (1.060 atendimentos adulto e infantil, visitas domiciliares, triagens, internações e entrega de medicamentos), fisioterapia (3.137 atendimentos e procedimentos) e atendimento odontológico (7.658 procedimentos); por parcerias, como as firmadas com o Programa +Saúde, com atendimento em saúde oftalmológico e agora em saúde vascular, e chegam a um atendimento também social, oferecidos pela Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Saúde.

No 1º quadrimestre de 2023, no atendimento que pode ser classificado como de serviço social, a Secretaria de Saúde de Monte Mor, apenas para exemplificar e quantificar as ações, disponibilizou 995 medicamentos de custo elevado; 182 latas (2.717 litros) em dieta enteral; 1.796 latas, 930 frascos e 30 sachês de suplemento nutricional; e 16.961 fraldas. Sem contar as visitas domiciliares, os glicosímetros disponibilizados (cadastro e entrega do aparelho), a disponibilização de oxigênio nos domicílios de pacientes que precisam deste atendimento diretamente nos lares, e também a entrega de cestas básicas para pacientes com tuberculose.

Para alguns atendimentos em especialidades e de complexidade, Monte Mor depende da rede estadual e de outros municípios. Para esta demanda, a Secretaria de Saúde disponibiliza um sistema de transporte de pacientes com o objetivo de atender a todos. Em carros e ambulâncias, no 1º quadrimestre de 2023, foram realizados ao todo 5.439 transportes para 30 cidades diferentes dentro do estado de São Paulo.

Dentro deste sistema de atendimento fora do município, Monte Mor participa do Sistema CROSS do Estado de São Paulo (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), tendo como referências o Hospital Estadual de Sumaré; os AMEs de Santa Barbara, Jundiaí, Atibaia, Amparo e Campinas; o CAISM; a UNICAMP; e a Rede Hebe Camargo de Oncologia. O município também participa do Sistema SIGA SAÚDE/SOL, regulado por Campinas, tendo como referência o Hospital e Maternidade Celso Pierro, a PUCC. Regulado pela DRS VII - Campinas, Monte Mor ainda participa de agendamentos programados pela Central Reguladora do estado, por meio dos Médicos Auditores Referenciais, tendo como referência a UNICAMP, o Hospital Universitário São Francisco em Bragança Paulista, o Centro Boldrini e o Hospital Regional de Jundiaí. Fora isso, Monte Mor tem seu próprio sistema, com agendamento na Policlínica e em parceria com o Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus.

Para a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, os números são efetivos e confirmam a melhora dos indicadores. No entanto, a preocupação no atendimento começa na base da prestação do serviço, e um dos objetivos mais concretos está na estratégia de saúde da família, aquilo que se relaciona a uma atenção primária: ações educativas, prevenção, visitas domiciliares, avaliações e procedimentos de pequena complexidade, mas de importantíssima efetividade na base da manutenção da saúde de todos, como uma simples aferição de pressão arterial, que pode revelar muita coisa sobre um paciente. Ou mesmo exames laboratoriais, 70.068 realizados neste primeiro quadrimestre.

O caminho da Saúde em Monte Mor tem sido o de uma melhoria constante, tanto no que diz respeito ao atendimento básico, como frisado, como na emergência e urgência. O que é possível ser feito em Monte Mor está sendo feito e melhorado. Aquilo que ainda não é feito na cidade é feito em parceria com o estado e com a RMC, dentro de um sistema de transporte de pacientes já mostrado em números. No entanto, não são apenas os números que mostram a melhora, a consciência de cada cidadão ou paciente atendido são também o reflexo de que o caminho está correto, concluiu a secretária de Saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024