Fazedores e fazedoras de cultura de Monte Mor participam de evento promovido pela Diretoria de Cultura e Turismo e pelo Conselho de Políticas Culturais do Município no Joaquinzão.
A reunião dá continuidade ao fortalecimento do fazer cultural em Monte Mor, fato que já tem sido percebido nos projetos, ações e eventos desenvolvidos no município pelo setor.
Neste sentido, a lei nº 195, de 8 de julho de 2022, promulgada recentemente, conhecida popularmente como Lei Paulo Gustavo (LPG), em homenagem ao artista de mesmo nome, vítima de Covid-19, vem com o objetivo de fortalecer artistas, empresas e projetos, a partir de financiamento de ações vinculadas, especial na modalidade de recursos não reembolsáveis, ao audiovisual; mas também a outras áreas como o apoio ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária; apoio, de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento; e desenvolvimento de espaços artísticos e culturais, de microempreendedores individuais, de microempresas e de pequenas empresas culturais, de cooperativas, de instituições e de organizações culturais comunitárias.
Assim como aconteceu na Lei Aldir Blanc, Monte Mor se colocou à frente de outros municípios em organização no sentido de garantir aos artistas do município acesso aos recursos vindos do Governo Federal. Também, assim como aconteceu com a Lei Aldir Blanc, com a Lei Paulo Gustavo, é objetivo da Diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor, garantir a total transparência na seleção do projeto e na distribuição dos recursos.
Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, o encontro desta semana no auditório do Centro Cultural Joaquinzão, entre a Diretoria de Cultura e Turismo, que pertence ao poder público, no caso à prefeitura, o Conselho de Políticas Culturais do Município, representantes do poder legislativo e diversos fazedores e fazedoras de cultura de Monte Mor, para uma noite de diálogo, é sinal de que a Lei Paulo Gustavo será mais uma forma de alavancar a cultura do município.
Monte Mor já tem se destacado na região a partir de sua diversidade cultural e de sua história, e o município tem ganhado, nos últimos dois anos, na atual administração, com o prefeito Edivaldo Brischi, com diversas formas de fomento, com novos espaços, revitalizados ou construídos, cursos, atividades diversas em música, artes manuais, e teatro, feiras, eventos e shows.
Na noite do encontro, dia 16 de maio, estiveram presentes mais de 80 pessoas envolvidas em diversos segmentos do fazer cultural de Monte Mor, além do procurador do município, Mário Cezar Franco Júnior, do diretor de Cultura, Marcelo Lírio, e da chefe de Cultura, Amanda Caldeira, também o vereador Professor Adriel.