17 AGO 2022
A 14ª edição do programa Viagem Literária acontece em Monte Mor

A Biblioteca Municipal José Maluf, nesta quarta-feira (17), com duas apresentações com entrada gratuita, participou da 14ª edição do programa Viagem Literária.

O programa do Governo do Estado de São Paulo, Viagem Literária, que já realizou, desde seu início em 2008, mais de 3.500 eventos para um público de cerca de 350 mil pessoas, atendendo diversas cidades do interior do Estado com apresentações, rodas literárias, oficinas e outras atrações culturais ligadas à produção literária brasileira, aconteceu nesta quarta-feira (17), em Monte Mor. Foram duas apresentações com entrada gratuita, uma às 9 e outra às 14 horas, na Biblioteca Municipal José Maluf, em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Monte Mor.

O programa conta com 235 convidados, entre escritores, poetas e contadores de histórias, que já passaram por 224 municípios paulistas, promovendo bate-papos, oficinas, rodas de histórias e muita diversão.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, esta é uma iniciativa de forte relevância, educacional e cultural, que oferece um incentivo à leitura, à escrita e à comunicação. É grandioso termos a possibilidade de valorizar a leitura e a produção literária, aproximando as crianças e jovens dos livros, para que tenham mais do que obrigação em ler, mas que desperte neles o prazer pela leitura, conclui a secretária.

Já para Marcelo Lírio, diretor de Cultura de Monte Mor, ao longo desses 14 anos do projeto, foram nove as participações do município no evento, que teve sua retomada no ano de 2021, em nossa cidade, em iniciativa obtida pela atual administração, inclusive realizada no mesmo dia da inauguração do novo endereço da Biblioteca Municipal. O programa sempre dispõe da participação de muitos escritores, atores e contadores de histórias, gerando entretenimento, diversão, lazer e cultura aos nossos leitores, finaliza o diretor.

Para o bibliotecário responsável pela Biblioteca Municipal José Maluf, Cleber Mendes, neste ano de 2022, Monte Mor teve a honra,  mais uma vez, de participar da 14ª edição do projeto Viagem Literária, trazendo um belo evento cultural, com a contadora de histórias, Kiara Terra, que tem uma proposta dinâmica e dialogal.

Kiara Terra, tendo viajado nos últimos 15 anos, por diversos lugares, formando educadores e participando de importantes iniciativas nacionais e internacionais ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos jovens, tem como proposta, histórias versáteis, que buscam a integração, de oralidade e improvisação. Ela realizou na Biblioteca José Maluf, neste dia 17 de agosto, duas apresentações, que contaram com convidados e alunos da rede municipal de ensino de Monte Mor.