17 AGO 2022
TURISMO
No último final de semana, aconteceu na Praça da Matriz em Monte Mor a 5° e última semana dos festejos da 190° Festa da Padroeira

Deixando vontade de quero mais, 5° e último final de semana consecutivo de comemorações da 190° Festa da Padroeira de Monte Mor, encerra os festejos do evento neste ano.

Ao longo de 5 finais de semanas consecutivos, as sextas-feiras, sábados e domingos, entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, foram realizadas na Praça da Matriz em Monte Mor, as comemorações da 190° Festa da Padroeira (Nossa Senhora do Patrocínio). O evento foi coordenado pela diretoria de Cultura de Monte Mor, com apoio da Caravana Rádio Prima e contou com a presença do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi.

As comemorações trouxeram para a cidade, muitas festividades, litúrgicas e sociais, com muita música, barracas com comidas típicas e shows, apresentações de dança, além de sempre trazer participações marcantes do Projeto Primeiro Palco, da diretoria de Cultura e Turismo. A programação desta última semana contou com a apresentação da cantora Francielly Vitale, na sexta-feira (12) e no sábado (13), as atrações ficaram por conta do Grupo de Violeiros de Vinhedo - Som da Roça, já no domingo (14), os festejos foram comemorados ao som da Banda Hora Extra.

Na segunda-feira dia 15 de agosto, feriado municipal, data em que se comemorou o aniversário de fundação da Capela Curada de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima, hoje igreja Matriz de Monte Mor, houve o momento litúrgico que encerrou as comemorações.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, as festividades em comemoração a 190° Festa da Padroeira, enfim chegaram em seu 5° e último final de semana. A sensação que fica é a de missão cumprida em poder fazer parte de um projeto tão simbólico, que agrega muito para toda a cidade. Trabalhamos com alegria e empenho pela Cultura e pelo Turismo de Monte Mor, sempre com total apoio do prefeito Edivaldo Brischi e de toda sua administração. Tivemos a honra de inserir nos festejos apresentações do Projeto Primeiro Palco, que trouxeram um brilho a mais para as comemorações, revelando talentos da cidade, mostrando a coragem de cada um deles, em dar os primeiros passos artisticamente, nos presenteando com tanto entusiasmo, conclui o diretor.

IGREJA MATRIZ

Canonicamente instituída como Paróquia em 1835, as obras da Matriz se iniciaram em 1868 e foram concluídas em 1889. No livro “Nossa Terra, Nossa Gente”, do montemorense Nazário Eugenio Malaquias, menciona que no dia 15 de agosto de 1820, foi o dia de fundação da Capela do Povoado de Capivari de Cima, hoje Igreja Matriz de Monte Mor. Segundo relatos no livro, dois dos três fundadores da cidade eram de descendência Espanhola, país onde existe uma forte tradição de devoção à Nossa Senhora do Patrocínio, desde os primórdios do cristianismo. Dada informações do Padre Benedito Malvesttiti, no livro, sobre onde provavelmente se deu o início a devoção à Padroeira, “Em uma batalha entre Cristãos Espanhóis e Mouros, temendo não vencerem, pediram a mãe de Nosso Senhor Jesus, para patrocinar e interceder ao seu filho, a proteção naquela batalha, e em menor número os Cristãos venceram.