O Prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo, juntamente com a Secretária de Educação, Regimara Aparecida de Almeida Stigliani, implementaram o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae nas escolas municipais de tempo integral de Ensino Fundamental I. Nesta quarta-feira, dia 07, foi feita a entrega do material que os alunos utilizarão até o fim do ano para aprender e realizar as atividades.
Ao todo serão entregues 11.073 kits aos estudantes maiores de 8 anos das unidades educacionais EM Maria Tonin, EM Professor Lazaro Gonçalves Teixeira, EM Miguel Jalbut, EM Pedro Transfereti e EM Miguel Latânzio.
A proposta de educação empreendedores do Sebrae para o Ensino Fundamental visa estimular o autoconhecimento, a busca por aprendizados contínuos e o espírito de colaboração entre os alunos. Desta forma, as atividades que serão realizadas em sala de aula, devem incentivar os alunos a superar modelos tradicionais e desenvolver tanto habilidades quanto atitudes empreendedoras.
Para que o conteúdo fosse passado com qualidade nas escolas municipais, os professores das unidades de ensino integral receberam um curso de captação de dois meses e agora estão preparados para trabalhar o conteúdo.
O Prefeito, Murilo Rinaldo, explica que esse modelo de ensino que será oferecido na educação básica tem como objetivo impulsionar a educação e a cultura do empreendedorismo cada vez mais importante no cenário econômico municipal e nacional. "A ideia é incentivar cada estudante de Monte Mor a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores de forma divertida. Por meio de atividades, feirinhas e em forma de projetos que serão desenvolvidos eles certamente aprenderão muito e até poderão incentivar os próprios pais sobre como empreender", afirmou o prefeito.
QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae se alinha aos quatro pilares da educação definidos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Desta maneira, o curso, integrado a um ambiente de aprendizado favorável encoraja a participação ativa dos jovens estudantes no ato de realizar, refletir e aprender. Essas são características cruciais dos comportamentos empreendedores, nos quais o aluno e seu grupo reconhecem a relevância e o valor de suas contribuições.
Autor: Lícia Mangiavacchi