10 AGO 2022
AGENDA CULTURAL
CULTURA
No último final de semana, aconteceu na Praça da Matriz em Monte Mor a 4° semana dos festejos da 190° Festa da Padroeira

E começa nesta sexta-feira (12), o 5° e último final de semana consecutivo de comemorações da 190° Festa da Padroeira de Monte Mor.

Na última semana aconteceu na Praça da Matriz em Monte Mor, as comemorações da 4° semana consecutiva da 190° Festa da Padroeira (Nossa Senhora do Patrocínio), a programação contou com as atrações na sexta-feira (05), da Noite do Flashback, com André Stucchi e Fio e também apresentações do Studio Márcio Thorga. Já no sábado (06), as atrações ficaram por conta dos cantores Sidney Soares e Yago Augusto e no domingo (07), os festejos foram comemorados ao som da dupla Gil e Geu, de Xis Oliveira e ainda houve a apresentação do CT Dance. Nos três dias de comemoração da 4° semana, o Projeto Primeiro Palco trouxe momentos marcantes para a festa. O evento tem sido coordenado pela diretoria de Cultura de Monte Mor, com apoio da Caravana Rádio Prima.

As comemorações continuam no próximo e último final de semana da festa, com muitas festividades, litúrgicas e sociais, que contará com músicas, barracas com comidas típicas e shows, a partir das 18 horas, na sexta, sábado e domingo, e no dia 15 de agosto, feriado municipal, data em que se comemora o aniversário de fundação da Capela Curada de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima, hoje igreja Matriz de Monte Mor, haverá o momento litúrgico e o lançamento do vídeo sobre o Cuscuz como Patrimônio Cultural de Monte Mor e do material gráfico, “Monte Mor, cidade dos Pesqueiros”.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, as festividades em comemoração a 190° Festa da Padroeira, estão chegando em seu 5° e último final de semana, com muita alegria e dedicação em cada dia de comemoração, tendo o Projeto Primeiro Palco, acrescentado ainda mais para o evento, revelando talentos da cidade, mostrando a coragem de cada um deles, em dar os primeiros passos artisticamente, nos presenteando com tanto entusiasmo, concluiu o diretor.

E nesta próxima e última semana da 190° Festa da Padroeira de Monte Mor, que chega a seu quinto final de semana de festejos consecutivo, tem como programação definida para a sexta-feira (12), a apresentação da cantora Francielly Vitale, no sábado (13), as atrações ficam por conta do Grupo de Violeiros de Vinhedo - Som da Roça, e no domingo (14), os festejos são comemorados ao som da Banda Hora Extra. O Projeto Primeiro Palco da diretoria de Cultura e Turismo, vem com tudo e traz apresentações nos três dias.

IGREJA MATRIZ

Canonicamente instituída como Paróquia em 1835, as obras da Matriz se iniciaram em 1868 e foram concluídas em 1889. No livro “Nossa Terra, Nossa Gente”, do montemorense Nazário Eugenio Malaquias, menciona que no dia 15 de agosto de 1820, foi o dia de fundação da Capela do Povoado de Capivari de Cima, hoje Igreja Matriz de Monte Mor. Segundo relatos no livro, dois dos três fundadores da cidade eram de descendência Espanhola, país onde existe uma forte tradição de devoção à Nossa Senhora do Patrocínio, desde os primórdios do cristianismo. Dada informações do Padre Benedito Malvesttiti, no livro, sobre onde provavelmente se deu o início a devoção à Padroeira, “Em uma batalha entre Cristãos Espanhóis e Mouros, temendo não vencerem, pediram a mãe de Nosso Senhor Jesus, para patrocinar e interceder ao seu filho, a proteção naquela batalha, e em menor número os Cristãos venceram.