A Prefeitura de Monte Mor inicia, em janeiro, dois novos grupos de apoio ao tratamento do tabagismo, voltados a servidores municipais e à população em geral. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e integra as ações permanentes de prevenção e promoção da saúde no município.
Para os servidores municipais, será aberto um grupo com 20 vagas, com encontros nos dias 8 e 15 de janeiro, às 16h, na Policlínica Municipal. As atividades serão conduzidas pelo médico da família Dr. Bruno Oliveira. A divulgação será direcionada aos servidores interessados, conforme orientação da Prefeitura de Monte Mor.
Já para a população em geral, o município de Monte Mor dará início ao quinto grupo de tabagismo, aberto a todos os munícipes. Os encontros acontecerão na Unidade de Saúde da Família do Jardim São Clemente, USF Maria José Paviotti, sempre às 17h, com início em 29 de janeiro e continuidade nos dias 26 de março, 23 de abril, 28 de maio e 18 de junho.
O tabagismo é considerado uma doença crônica e epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de doenças e mortes precoces no mundo. A nicotina, droga psicoativa presente nos derivados do tabaco, é a substância que causa a dependência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ação reforça o modelo de gestão técnica adotado pela Prefeitura de Monte Mor, com foco no fortalecimento da atenção básica, na prevenção de doenças e no acompanhamento contínuo dos usuários do sistema público de saúde. Segundo o Secretário de Saúde Pública do munícipio, Wagner Tegon, a administração municipal mantém planejamento e organização dos serviços para ampliar o acesso da população de Monte Mor – SP a políticas públicas de saúde.