Os alunos da Escola Técnica (ETEC) de Monte Mor fizeram bonito na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica realizada em Barra do Piraí (RJ). A Obafog, Jornada de Foguetes, foi uma competição que contou com a participação de estudantes de todo o Brasil.
Os alunos tiveram que lançar um foguete a maior distância possível. Para isso, cada competidor teve que projetar uma base de lançamento e um foguete para ser lançado pela reação química do vinagre e bicarbonato.
De acordo com a organização da Olimpíada, para serem considerados campeões na etapa, era necessário atingir 220 metros de distância. A aluna de Monte Mor, Emmanuely Oliveira da Costa, do 3º ano, atingiu 270 metros de distância e Sophia Wisch dos Santos, também do 3º ano, 242 metros. Ambas dividiram o prêmio de Campeãs brasileiras.
Já o aluno Adriel R. da Silva Souza recebeu uma menção honrosa com o único lançamento automatizado da competição. Toda a programação foi desenvolvida por ele.
Vale destacar que os estudantes tiveram orientação dos professores José Maurício Lima da Silva e Fabricio Braoios Azevedo (Programação e Robótica), Priscila Batista Martins (TCC), do diretor da ETEC, Marcio Adriano Bredariol e dos Auxiliares Docentes Pedro Henrique Ribeiro da Silva e Leonora Gafaldi Tiago.
"Parabenizo os talentosos alunos da ETEC de Monte Mor pela brilhante participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O desempenho da Emmanuely, da Sophia e do Adriel é motivo de honra para toda a nossa cidade. Vocês mostraram que com dedicação, criatividade e estudo é possível alcançar grandes feitos. Agradeço também aos seus pais que tanto os apoiaram e fizeram com que o nome do nosso município tivesse destaque nacional", parabenizou o Prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo (PP).