A Guarda Civil Municipal de Monte Mor recebeu denúncia que moradores do Recanto das Orquídeas estariam soltando balões na manhã deste domingo, dia 06. A equipe foi até o endereço apontado e encontraram muitas pessoas no local onde dois balões já haviam sido soltos.
De acordo com a GCM, quando perceberam a chegada da equipe eles tentaram fugir, mas não conseguiram. Dezessete pessoas foram detidas. Duas delas afirmaram ser as responsáveis pelo evento que estava sendo realizado.
No local os guardas também apreenderam dezessete balões prontos para serem lançados ao ar, fogos de artifício, armações e cangaias de balões.
O caso foi apresentado na delegacia e o delegado prendeu em flagrante os responsáveis pelo evento. Foi arbitrada uma fiança de R$ 1.800,00 que foi paga e agora eles responderão em liberdade pelo crime previsto no artigo 42 da lei de crimes ambientais 9605/98.
SOLTAR BALÃO É CRIME
Soltar balões pode causar incêndios em áreas florestais e urbanas, por isso, pode ser enquadrada como crime ambiental. A pena para quem for flagrado soltando ou fazendo a comercialização de balões pode chegar até três anos de reclusão. Os balões não tripulados podem representar sérios riscos à aviação. Os artefatos são incontroláveis e podem atingir alturas que interferem nas rotas das aeronaves, potencialmente causando colisões ou danos às aeronaves.
Autor: Lícia Mangiavacchi