A primeira caminhada de conscientização e enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes foi um sucesso, em Monte Mor. Mais de 100 pessoas participaram da ação que faz parte da campanha Maio Laranja e foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e o Conselho Tutelar.
Logo no início da manhã o grupo se reuniu na sede do CRAS Paulista e juntos seguiram até a entrada do Jardim Paulista. A ação também contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade de Trânsito e Secretaria de Defesa Civil.
Na próxima segunda-feira, dia 19, será realizada mais uma caminhada com o mesmo objetivo. Desta vez a saída será do CRAS Centro, às 8h30, e os participantes irão juntos até a avenida Ayrton Senna.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, e Primeira Dama, Milena Rinaldo, destaca que as ações buscam chamar a atenção da população para que todos busquem informações sobre o tema e saibam como identificar o comportamento de crianças e adolescentes que sofrem abuso e exploração sexual. "Nós estamos dando visibilidade ao assunto que é um problema muito sério e deve ser sempre debatido. Quanto mais informação for passada, menos casos teremos", explicou a secretária.
A participação é gratuita e aberta a todos, independentemente da idade. Não é necessário fazer inscrição antecipadamente.
O CRAS do Jardim Paulista fica na R. Aniceto Muniz Alves, 545.
MAIO LARANJA
O Maio laranja é uma campanha nacional de conscientização e enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes que foi criada pela lei nº 14.432/2022 que foi decretada em 3 de agosto. A campanha se apoiou no fato de que maio é um mês importante relacionado ao tema em questão.
O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida por conta do caso Araceli que aconteceu em 1973. Naquele ano uma menina de 8 anos foi abusada e assassinada no estado do Espírito Santo.