Pouco mais de quatro meses após o início da campanha de vacinação contra a dengue em Monte Mor a procura pela vacina está abaixo do esperado. Cálculos da Secretaria de Saúde apontam que de janeiro até agora apenas 30% do público alvo foram vacinados.
Durante esse período, 4.593 crianças e adolescentes foram imunizados contra a doença. Destes, 1.358 tomaram a primeira dose. No entanto, muitos não retornaram para tomar a segunda dose. A mesma foi aplicada em apenas 487 pessoas desse grupo.
Diante desses números a Prefeitura convoca a população para que levem os seus filhos para serem vacinados. A campanha segue acontecendo normalmente em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Podem ser imunizadas as crianças e os adolescentes que têm entre 10 e 14 anos. Para isso é preciso que os pais apresentem a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
O secretário de Saúde, Wagner Tegon, explica que o esquema vacinal utilizado pelo Ministério da Saúde possui duas doses com intervalo de três meses entre elas. "Nossa meta é vacinar 90% do público alvo. Para isso contamos com o apoio dos pais e responsáveis para que levem seus filhos até uma unidade de saúde. É muito importante que todos sejam imunizados", explicou o secretário.
De acordo com a secretaria de Saúde, de janeiro deste ano até hoje, Monte Mor soma 901 casos de dengue confirmados e duas mortes.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3979-7070 e (19) 3979-1130.
Autor: Lícia Mangiavacchi