Uma moradora de Monte Mor foi premiada internacionalmente com um projeto de arquitetura que poderá resultar na construção de um novo Centro Cultural para a cidade. Nathália Bussioli participou do concurso Great Architecture, da Embaixada do Reino Unido, que teve como objetivo destacar talentos emergentes da arquitetura em diversos países da América Latina. Representando o Brasil e Monte Mor, a montemorense ficou em primeiro lugar!
O projeto vencedor equilibra criatividade e impacto social e foi inspirado nas obras do renomado arquiteto britânico, Thomas Heatherwick. A regra do concurso dizia que o candidato deveria ter inspirações britânicas, mas mesmo assim, Nathália deu um jeitinho e também se inspirou na sua própria cidade.
Aos 26 anos, Nathália é moradora do Parque Figueira e sempre estudou em Escolas Municipais de Monte Mor. Foi no município onde nasceu e cresceu que surgiu o desejo de ser arquiteta. Foi então que Nathália se formou em Arquitetura e Urbanismo em uma universidade particular e depois fez pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Certa de que todo o estudo adquirido na cidade quando ainda era criança e nas universidades a montemorense resolveu participar do concurso internacional, concorrer com outros 160 profissionais da mesma área e fez bonito.
A arquiteta conta que a ideia do projeto premiado é construir um Centro Cultural sob as águas do rio Capivari, em Monte Mor. "A gente sabe que o nosso maior problema na cidade é com as enchentes. Foi pensando nisso que busquei uma solução. O Centro Cultural será um lugar de lazer mas também um grande bolsão de água que absorverá parte da enchente", explicou Nathália.
Nesta semana, Nathália apresentou seu projeto à Prefeitura de Monte Mor e o prefeito Murilo Rinaldo afirmou que estudará a possibilidade de construir o Centro Cultural na cidade.
Autor: Lícia Mangiavacchi